
Com a chegada do período de férias, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos destaca o seu catálogo editorial como alternativa cultural para leitores de todas as idades. A iniciativa potencializa o papel da livraria em promover a leitura e o acesso aos livros, reunindo títulos que abordam a história, a literatura e a identidade cultural de Alagoas.
O acervo reúne obras voltadas para os públicos infantil, juvenil e adulto, além de publicações institucionais e históricas que contemplam diferentes públicos e interesses. Os livros da livraria Graciliano Ramos buscam valorizar autores alagoanos, produções contemporâneas e clássicos da literatura local, além de contribuir para a preservação da memória e da cultura do estado.
.jpg)
De acordo com Alice Vasconcelos, gerente do setor comercial da Imprensa Oficial, a proposta é estimular o hábito da leitura também como forma de lazer e aproximar o público dos conteúdos sobre a cultura e história de Alagoas.
“O período de férias é uma excelente oportunidade para desacelerar e mergulhar em novas histórias. A leitura permite viajar por outros mundos, conhecer diferentes realidades e, ao mesmo tempo, conectar-se com a nossa própria cultura. Por isso, a Imprensa Oficial busca oferecer obras que despertem o interesse de leitores de todas as idades e transformem o tempo livre em momentos de aprendizado e prazer”, ressalta.
Além da qualidade editorial, as publicações se destacam com a democratização do acesso ao conhecimento, aproximando leitores de conteúdos que vão além do ambiente escolar e incentivam o hábito da leitura também como forma de lazer.
De narrativas poéticas a análises sociais e históricas, a procura por obras literárias locais segue crescente e diversas delas incluindo títulos que foram sucesso de vendas na última edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, como ‘Diário de uma mãe de santo’ e ‘Nova gastronomia alagoana’. Essas obras estão disponíveis na Livraria Graciliano Ramos, por meio do site imprensaoficial.al.gov.br e na loja física, que está localizada à Avenida Durval de Góes Monteiro, s/n, bairro Gruta de Lourdes, em Maceió, e funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h.
Segue abaixo uma relação de 5 clássicos e obras marcantes da literatura nacional. Vale a pena conferir.
João Urso, de Breno Accioly
Coletânea de contos premiada que recria memórias da infância no Sertão, com personagens excêntricos e atmosferas sombrias;
Olho de Besouro, de Heliônia Ceres
Narrativas curtas que misturam cotidiano e realismo fantástico, com doses de mistério e terror, ideais para o público jovem;
Vidas Secas, de Graciliano Ramos
Romance essencial que expõe a luta de uma família sertaneja contra a seca, em uma reflexão profunda sobre a condição humana;
Ninho de Cobras, de Lêdo Ivo
Clássico do romance brasileiro que apresenta Maceió, nas décadas de 30 e 40, como cenário revelador de conflitos e tensões das relações humanas.