
Nos dias 21, 22, 23 e 24 de janeiro, o Parque da Ciência vai promover uma extensa programação totalmente gratuita e recheada de atividades para crianças e adultos com o tema 125 anos do Instituto Butantan.
Como uma grande feira científica, os museus, laboratórios e equipamentos culturais da instituição vão desenvolver atividades lúdicas, oficinas práticas e demonstrações educativas conduzidas por especialistas para todos os públicos.
O Museu da Vacina irá promover o jogo Uma viagem no tempo: 125 anos do Instituto Butantan, em que o público assume o papel de um viajante temporal explorando os primeiros dias da instituição. Acontecem ainda atividades educativas sobre as Coleções Zoológicas, além do Mão na Capa, em que visitantes da Biblioteca Científica poderão conhecer obras antigas, encadernadas com peles de serpentes.
O Museu de Microbiologia Professor Isaías Raw vai realizar a Visita Guiada – Lições da Peste, além da oficina Entre a Peste e o Butantan, relacionando a epidemia de Peste na Europa, a chegada da doença no Brasil e a criação do Instituto Butantan. Na atividade Museu Biológico vai ao Parque, os educadores da atração vão apresentar parte da coleção didática, composta por espécimes de serpentes, lagartos e aracnídeos preservados.
O Horto Oswaldo Cruz receberá a Sexta Animal Especial 125 anos de Instituto Butantan. A atividade será promovida pelos Museu Biológico e Museu Histórico, e abordará os principais cuidados para evitar acidentes ofídicos. Já o MUSPER promoverá a Roda da Saúde Climática, em que os participantes são desafiados a responder perguntas, realizar tarefas ou propor soluções criativas para problemas reais.
A programação de férias também vai ter uma Contação de Histórias sobre Emílio Ribas e Vital Brazil. No teatro de fantoches, voltado para crianças de 5 a 10 anos, os médicos sanitaristas contam como se tornaram grandes amigos e “detetives” da natureza.