
O Hospital Regional do Norte (HRN), localizado no município de Porto Calvo, ampliou a oferta de serviços especializados e passou a disponibilizar atendimento em otorrinolaringologia, fortalecendo a assistência à saúde de dez municípios na região Norte de Alagoas. A nova especialidade atende pacientes com queixas relacionadas ao ouvido, nariz e garganta, contribuindo para diagnósticos mais rápidos e tratamentos adequados.
A otorrinolaringologista do HRN, Izabela Espósito, explica que a inclusão do serviço representa um avanço importante na descentralização da saúde, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras unidades de referência.
“Tudo começa na consulta. É nesse primeiro encontro que entendemos a necessidade de cada paciente, investigamos cada detalhe e planejamos o melhor tratamento e caso necessário saímos da consulta com os exames e cirurgias agendadas”, disse ela.
Acompanhando a filha diagnosticada com adenóide, Antônia Silva destaca a agilidade no atendimento e comemora não precisar se deslocar à capital para receber atendimento especializado.
“Minha filha tem adenoide há muitos anos, mas agora foi identificada a necessidade de cirurgia. Procuramos outras unidades hospitalares, mas não conseguimos realizar o procedimento. Aqui no HRN os atendimentos dos profissionais são excelentes, todos muitos prestativos e, graças a Deus, ela está bem e operada”, comemorou.
Para o diretor do HRN, Ian Rodrigues, a implantação do serviço de otorrinolaringologia na unidade hospitalar representa um avanço significativo para a saúde pública da região.
De acordo com ele, trata-se de uma especialidade de alta demanda da população, que passa a ter acesso a atendimentos e procedimentos especializados mais próximos de casa, com qualidade, segurança e humanização.
“Estamos extremamente satisfeitos com essa conquista, que amplia e qualifica a assistência prestada aos usuários do SUS. Esse novo serviço contribui diretamente para a redução de filas, de deslocamentos para outros municípios e para a melhoria da resolutividade dos casos atendidos em nossa unidade”, destacou Ian Rodrigues.
Estrutura
Inaugurado em 7 de julho de 2020, o HRN conta com 173 leitos e dispõe de equipamentos de última geração, como Tomografia Computadorizada, Raios-x Móvel e Fixo 100% digital, além de Ultrassonografia com Doppler.
Também integra a estrutura do equipamento de saúde, uma maternidade com 21 leitos, composta de salas de pré-parto, parto e pós-parto, além das Alas de Pediatria, Neonatologia e um Centro de Referência em Especialidades, que assegura consultas eletivas e exames de diagnóstico.
O HRN foi construído com recursos da ordem de R$ 30,7 milhões, de origem do Tesouro Estadual, e funciona em uma área de 11.320 m². Além de Porto Calvo, a unidade é referência para os moradores de São Luís do Quitunde, Jacuípe, Jundiá, Matriz do Camaragibe, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Porto de Pedras e Maragogi.