
A Estação da Luz da CPTM está passando por obras para modernização e adequação dos sistemas de iluminação e sonorização nas plataformas e saguões. O projeto prevê a substituição e instalação de postes, luminárias, infraestrutura elétrica, cabeamento, quadros elétricos e sistemas de automação.
Prevista para ser concluída no segundo semestre de 2027 e com investimento contratual de R$ 7 milhões, a obra possibilitará à estação sistemas de iluminação e sonorização mais eficientes, modernos e seguros, ampliando o conforto visual dos passageiros e melhora da sustentabilidade com maior eficiência energética.
Durante a execução dos serviços, as intervenções estão sendo planejadas para minimizar interferências na circulação e na dinâmica operacional da estação, com interdições pontuais e localizadas em áreas específicas para não comprometer os deslocamentos dos passageiros.
A Estação da Luz serve as linhas 10-Turquesa e 11-Coral, além dos serviços Expresso Aeroporto e Expresso Turístico, e recebe 121 mil passageiros em média por dia útil.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,2 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 53,5 mil km, ou 1,3 volta em torno da Terra, em 1.551 viagens programadas. Juntas, as quatro linhas da CPTM somam 142 km de extensão, dos quais 74 km estão na capital paulista, que também conta com 18 estações do total de 41. A CPTM atende os moradores de 12 municípios, incluindo a capital.