
Quanto mais o verão vai esquentando, mais shows, festas e exibições vão ocupando as vias e largos do Pelourinho. E para os próximos dias está prevista uma programação que contempla do samba-reggae ao afrobeat, passando por forró, aulão de samba de roda e recreação infantil. Esta grade, que celebra a diversidade musical baiana, é mais uma iniciativa do projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), que leva diversão e arte para as ruas do Centro Histórico - até as vésperas do carnaval.
Se a sua preferência é curtir um bom samba, as opções são diversas. Tem Samba Trator, Sampelô, Viola de Marujo e muito mais. Somente no Samba Verão, da TV Pelourinho, são dezenas de convidados para fazer o público cair na dança, a exemplo de Viola de Doze, Márcia Short e Raimundo Sodré. E se o assunto é a valorização das tradições histórico-culturais da Bahia, o comando da festa fica por conta das Ganhadeiras de Itapuã, grupo que resgata e preserva as nossas raízes, através da música.
A percussão, que leva o axé da Bahia para os quatro cantos do mundo, também não vai faltar. Olodum, Didá, Muzenza, Mãos no Couro e Ofá são algumas das atrações confirmadas para agitar baianos e turistas que visitam a nossa capital. E o melhor: essas atrações são de graça. Cortejo Afro completa o rol das atividades culturais, com seu tradicional ensaio de verão.
Para curtir um bom forró e dançar agarradinho, Jeanne Lima convida o também forrozeiro Del Feliz, expressando a variedade musical produzida na Bahia. O “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria” contempla ainda o “Reggae Verão”, recebendo Ministério Público, Renata Bastos e Dada Yude; o grupo Ifá, que vai apresentar o afrobeat original de Salvador para o Centro Histórico; a festa Salceruh, comandada por Rafa Dias, O Salamanka e Zamba; o aulão de samba de roda, com a professora Acotirene Lopes; e a programação infantil, que terá sua folia conduzida pelo Tio Paulinho.
Fonte
Ascom/Secult-BA