
A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), flagrou uma série de irregularidades no município de Joaquim Gomes, Zona da Mata alagoana, nessa quinta-feira (08). Ao todo, entre ações de fiscalização, abordagem e apoio a instituições públicas, a guarnição contabilizou o registro de nove ocorrências.
Uma guarnição da unidade operacional foi até a cidade para averiguar uma denúncia anônima. No endereço apontado, em uma residência, foi constatado o crime de cativeiro ilegal de animais silvestres, previsto no art. 29 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).

Durante a fiscalização, foram encontradas quatro aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro. O homem confirmou ainda a prática de caça predatória, conduta que também configura crime, conforme legislação. O autor informou possuir uma espingarda calibre 28 e uma espingarda de pressão (com nota fiscal).
A equipe foi a um segundo endereço, onde o morador também confirmou a prática de caça ilegal e a posse de uma espingarda calibre 36. Ambos foram encaminhados ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) na cidade onde foi registrado o flagrante.
As ações no município resultaram no seguinte saldo de apreensões: três animais resgatados; duas espingardas (uma calibre 36 e outra calibre 28); nove munições; quatro espingardas artesanais; um teju abatido; uma ratoeira e uma rede irregular (tipo reducho).