A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), retoma, nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, a Oficina de Transformação Digital na Assistência Farmacêutica na Paraíba. Nesta nova etapa, a capacitação contemplará os municípios da 2ª e 3ª Macrorregiões de Saúde e será realizada no campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Campina Grande, das 8h às 17h30, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB).
De acordo com o gerente de Tecnologia e Informação em Saúde da Paraíba, Kleyber Araújo, oficina tem como objetivo orientar e padronizar o uso do sistema e-SUS Assistência Farmacêutica (e-SUS AF), plataforma digital de código aberto do Ministério da Saúde que substitui o antigo sistema Hórus e promove a modernização da gestão de medicamentos e insumos no Sistema Único de Saúde (SUS). “A ferramenta traz avanços significativos para a logística, a qualidade da dispensação e a integração de dados, garantindo mais transparência, eficiência e segurança para gestores, profissionais de saúde e usuários do SUS”, destacou.
A iniciativa integra o processo de modernização da Assistência Farmacêutica no estado, acompanhando a evolução das infraestruturas tecnológicas, como internet de alta velocidade, computação em nuvem e integração com o prontuário eletrônico do cidadão. O e-SUS AF conecta-se à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), permitindo que os usuários acompanhem informações sobre medicamentos prescritos e dispensados por meio de aplicativos como o Meu SUS Digital e o Conecta SUS, fortalecendo o controle social e a transparência.
Além da capacitação dos profissionais, o projeto também impulsiona a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o Ministério da Saúde e o IFPB, a Paraíba consolida-se como polo de desenvolvimento e evolução do e-SUS Assistência Farmacêutica. O sistema é construído de forma colaborativa no âmbito da comunidade Medifarma, permitindo a contribuição contínua de estados e municípios para o aprimoramento da plataforma.
Com a retomada das oficinas, a SES reforça o compromisso com a transformação digital, a qualificação da gestão pública e o fortalecimento da Assistência Farmacêutica no SUS, avançando na implantação do e-SUS AF em todo o território paraibano e garantindo processos cada vez mais modernos, integrados e centrados no cuidado com a população.