
O Governo de Alagoas entrega nesta quarta-feira (14) a nova sede da Escola Estadual Indígena Itapó, localizada na comunidade Karapotó Plaki-ô, em São Sebastião. Com um investimento de R$ 3.605.440,84, provenientes de recursos do Fundeb, a unidade marca a 18ª escola inaugurada pelo programa Escola do Coração. Esta é a segunda escola estadual indígena entregue pelo governo no município, que já conta com a Escola Indígena Cacique Antônio Izidoro.
A nova unidade atende atualmente 61 alunos do Ensino Fundamental I e II e representa uma conquista histórica para as cerca de 150 famílias da aldeia. O novo espaço de ensino é liderado pela gestora Laédina Nunes Tononé Souza e atua como um polo de resistência e preservação das tradições ancestrais do povo Karapotó Plaki-ô.
Sob a liderança do Cacique Juarez de Souza, a entrega da sede própria após a retomada do território em 1992 simboliza o fortalecimento da identidade étnica e o combate ao apagamento histórico no Baixo São Francisco.
A estrutura segue o padrão de excelência para comunidades indígenas, contando com cinco salas (quatro de aula e uma multiuso), biblioteca com espaço para informática e um ginásio poliesportivo completo. O projeto inclui blocos administrativos e de serviços, com cozinha industrial, refeitório e áreas de acessibilidade. A obra gerou cerca de 40 empregos durante sua construção, movimentando a economia local enquanto garantia uma infraestrutura moderna e tecnológica para os estudantes.
Aviso de Pauta
O quê:Inauguração da 2ª escola estadual indígena de São Sebastião (Escola Itapó)
Quando:Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026, às 11h
Onde:Aldeia Indígena Karapotó Plaki-ô, s/n (próximo à BR-101), São Sebastião/AL