
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) iniciou, na segunda-feira (19), mais uma turma do Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP) 2026. Esta é a maior edição da formação já realizada pela corporação, reunindo 120 praças em processo de aperfeiçoamento. A formação habilita os militares a assumirem funções de maior responsabilidade, como a de 1º sargento.
Com duração aproximada de três meses, o curso abrange diversos conhecimentos técnicos e profissionais, com o objetivo de desenvolver e ampliar continuamente a capacitação dos militares. O CAP representa um divisor de águas na carreira dos 2º sargentos, os preparando para as responsabilidades inerentes ao oficialato e à liderança tática.
A 2° sargento Jairalice, aluna do CAP, participou da aula inaugural, realizada de forma assíncrona, e ressaltou a importância do curso para a progressão na carreira militar, além de comentar suas expectativas em relação à formação.

“A expectativa é muito boa, pois o curso trará novos conhecimentos, que poderão ser aprimorados e colocados em prática durante o serviço. Com isso, poderemos oferecer um serviço cada vez melhor à sociedade alagoana”, contou.
Ascensão militar
Ao longo das próximas 12 semanas, os militares participarão de uma formação semipresencial, estruturada para equilibrar a vivência operacional com o aprofundamento acadêmico. Além de ser um requisito administrativo para a ascensão funcional, o CAP constitui um momento estratégico para o refinamento do conhecimento técnico, a atualização frente às novas tecnologias de salvamento e, sobretudo, o desenvolvimento da visão estratégica necessária para comandar guarnições com eficácia e segurança.
O curso contempla disciplinas teóricas e práticas, como Cidadania e Direitos Humanos; Chefia e Liderança Militar; Noções de Direito e Legislação Bombeiro Militar; Sistema de Comando de Incidentes; Gerenciamento de Ocorrências (APH, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio e Socorro a Afogamentos); Proteção e Defesa Civil; Segurança Contra Incêndio e Emergências; além de Noções de Didática e Oratória. Também estão previstas atividades complementares e cursos de capacitação, como o Curso de Libras, Curso Básico para Gestores Contratuais e o curso SEI! Usar 4.0.
Ao final do aperfeiçoamento, os militares estarão habilitados a desempenhar funções de maior complexidade, atuando como elo fundamental entre o comando e a tropa. O Curso de Aperfeiçoamento de Praças 2026 representa mais um passo significativo no fortalecimento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, promovendo a valorização profissional e a excelência nas ações de segurança e proteção da sociedade alagoana.