
O Centro de Inovação do Jaraguá, em Maceió, foi palco, nos dias 20 e 21 de janeiro, do SigmaFestival 2026, evento internacional voltado à popularização da ciência, tecnologia e inovação entre jovens de 12 a 16 anos. A iniciativa reuniu cerca de 800 estudantes e contou com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), reunindo pesquisadores e educadores de diversas instituições nacionais e internacionais.
Inspirado no modelo do SigmaCamp, dos Estados Unidos, o festival promoveu dois dias de atividades imersivas em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com estações interativas, workshops, desafios científicos e momentos de mentoria direta com cientistas de universidades como Stanford, MIT, Oxford, USP, Ufal, entre outras. Ao todo, o espaço recebeu dezenas de atividades práticas, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e o interesse pela ciência aplicada.
O diretor acadêmico do Sigma Festival, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Krerley Oliveira, afirma que o evento está sendo promovido pela primeira vez no estado e que os resultados têm sido positivos, fortalecendo Alagoas como um grande polo de tecnologia e inovação.

“Temos 25 estrangeiros, professores também de universidades brasileiras, de universidades alagoanas e também alunos de graduação. Ao total, são 120 alunos e professores reunidos no Centro de Inovação dando aulas de matemática, física, química, biologia e computação para alunos de todo o Nordeste”, frisou o diretor.
O evento contou com a participação da secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação Secti, Aline Rodrigues, na cerimônia de encerramento, com a entrega das medalhas para mais de 50 alunos premiados das redes pública e privada de Alagoas na Olimpíada Alagoana de Ciências.

Durante sua participação, a secretária destacou a importância de iniciativas como o Sigma Festival para a formação de jovens talentos e para o fortalecimento do ecossistema de inovação em Alagoas.
“É uma grande alegria estar aqui com vocês nesse evento maravilhoso. Eu estou encantada e agradecida pela realização do Sigma aqui no estado de Alagoas, e principalmente aqui no nosso Centro de Inovação do Jaraguá. Alagoas vem se consolidando cada vez mais como um polo forte de tecnologia, inovação e conhecimento, e eventos como o SigmaFestival reforçam esse protagonismo, conectando nossos jovens a pesquisadores nacionais e internacionais e mostrando que o nosso estado tem potencial, talento e capacidade para estar no centro das grandes discussões científicas do país e do mundo”, destacou a secretária.