
Ações operacionais da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) em municípios distintos finalizaram com prisões, apreensões e flagrantes de crimes como tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo e crime ambiental.
No sábado (24), durante ação de fiscalização ambiental na feira livre no bairro Levada, em Maceió, guarnições Supervisão e Ambiental 01 do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), com apoio do Serviço de Inteligência da unidade, realizaram a apreensão de 35 aves silvestres. Uma delas era mantida em cativeiro e outras 34 estavam expostas à venda de forma ilegal.
.jpeg)
Foi lavrado o devido registo de ocorrência e as aves apreendidas foram recolhidas e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde passarão por avaliação técnica e, quando possível, por processo de reabilitação e reintegração ao habitat natural.
11º BPM
Duas ocorrências foram registradas pelo 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Ambos os casos foram conduzidos à Polícia Civil, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Penedo para a adoção dos procedimentos legais cabíveis.
A primeira, na noite de sexta-feira (23), no Centro de Piaçabuçu. Durante patrulhamento, um indivíduo demonstrou atitude suspeita e se evadiu ao notar a aproximação da viatura. Foi feito o acompanhamento seguido de abordagem. Com o indivíduo, foram apreendidos 57 pedras de crack, uma pequena quantidade de maconha e R$ 66 em dinheiro, caracterizando o crime de tráfico de drogas. Foi constatado ainda que ele já possuía antecedentes pela prática do mesmo crime.
Outra ocorrência atendida pelo 11º BPM foi registrada no Centro de Penedo, na localidade conhecida como Rua Camartelo do Meio, também na noite de sexta-feira. No local, foram apreendidos 80 pedras de crack, 19 porções de maconha, um papelote de cocaína e um aparelho celular. A guarnição foi acionada após denúncia de som alto, causando perturbação do sossego. Segundo o relato, a prática seria recorrente e estaria ocorrendo naquele momento.

No endereço indicado, a equipe foi recebida por uma mulher. Durante a abordagem, ao abrir o zíper da bolsa para retirar o documento de identificação, os militares visualizaram invólucros contendo substâncias entorpecentes. A abordada informou que a bolsa pertencia à nora, que não se encontrava no local naquele instante. Posteriormente, a mulher se apresentou e assumiu a propriedade do material ilícito que estava no interior da bolsa.
3º BPM
Na noite de sexta-feira, um caso de porte ilegal de arma de fogo foi registrado pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), resultando na prisão de três indivíduos do sexo masculino, com idades de 24, 23 e 18 anos, além da apreensão de um revólver calibre 38 e seis munições, sendo três percutidas e três intactas.
A ação teve início após denúncia anônima, que levou equipes do Pelopes à Rodovia Doutor Geraldo Cavalcante Cajueiro (AL-110), na zona rural de Arapiraca. Segundo a informação, um indivíduo armado estaria em um veículo de cor branca. Ao visualizar um automóvel com as mesmas características, a guarnição deu ordem de parada.
Durante a abordagem inicial, nada de ilícito foi encontrado com os três ocupantes do veículo, identificado como sendo de aplicativo. Um dos suspeitos, que vestia roupas semelhantes às descritas na denúncia, utilizava tornozeleira eletrônica.
Na busca veicular, o revólver foi localizado no piso do banco traseiro, próximo ao assento ocupado pelo suspeito. Diante da resistência apresentada pelos três envolvidos e da tentativa de evasão, foi necessário contê-los e fazer uso de algemas para a condução. O trio foi encaminhado à Central de Polícia Civil.
