
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizou, na última quinta-feira (22) e sexta-feira (23), dois mutirões fixos do programa Regulariza-PB no município de Cubati. A ação beneficiou 835 agricultores. Na região do Curimataú, incluindo o município de Barra de Santa Rosa, a iniciativa atendeu 2.247 pessoas, que receberam orientações e apoio para a regularização ambiental das propriedades.
Iniciado em outubro de 2025, o Regulariza-PB já soma 6.869 beneficiados em diferentes regiões do estado. Durante os mutirões, a equipe técnica da Semas presta suporte aos produtores na realização ou atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), procedimentos essenciais para assegurar a regularidade ambiental e a segurança jurídica das propriedades.
O programa é direcionado a agricultores familiares (com até quatro módulos fiscais), empreendedores familiares rurais, povos indígenas, comunidades quilombolas, pescadores artesanais e demais proprietários ou possuidores rurais. Para o atendimento, é necessário apresentar documento da propriedade ou da posse rural, RG, CPF, comprovante de residência, o CAR (quando disponível) e a senha do Gov.br ou do INSS Digital.
O Regulariza-PB integra o programa Paraíba Mais Verde e conta com investimento de R$ 1,3 milhão. A iniciativa do Governo do Estado é executada em todo o território paraibano, por meio de ações fixas e itinerantes, alcançando municípios de diferentes regiões.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade está preparando um novo calendário que será divulgado em breve, com as próximas ações previstas para o mês de fevereiro.




