A Paraíba dá um passo histórico na ampliação do acesso à educação com a criação do primeiro Centro de Referência da Educação de Jovens e Adultos (Creja) do estado. Localizado no Centro de João Pessoa, o Creja Olivina, instalado na ECIT Professora Olivina Olívia, já está com matrículas abertas e oferta 400 vagas para jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos.
Além da proposta pedagógica específica da Educação de Jovens e Adultos, o Creja Olivina Olívia se destaca por integrar a educação profissional e técnica à EJA, ampliando as possibilidades de formação e inserção no mercado de trabalho. A unidade vai funcionar nos turnos da manhã, tarde e noite, com cursos em áreas como Informática, Administração, Vendas, Estética, Porteiro e Vigia, Camareira, Cuidador Infantil e de Idosos, entre outras.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, a criação do Creja representa um avanço importante na política educacional do estado. “O Creja Olivina nasce com o compromisso de acolher quem, por algum motivo, precisou interromper sua trajetória escolar. É uma escola pensada para jovens, adultos e idosos, com uma metodologia adequada e com a oportunidade de sair da sala de aula já com uma formação profissional”, destacou o secretário.
Os estudantes matriculados no Creja Olivina também terão acesso a uma série de benefícios oferecidos pela rede estadual, como Passe Livre, que garante gratuidade no transporte público (ida e volta) para alunos da rede estadual; fardamento escolar e kit escolar e ao Pé-de-Meia, programa de incentivo financeiro do Governo Federal para estudantes de 19 a 24 anos matriculados na EJA em escolas públicas, todos garantindo mais condições de permanência e sucesso na escola.
A novidade já começa a transformar vidas antes mesmo do início das aulas. Aos 53 anos, o ambulante Ednaldo Silva soube da criação do CREJA e decidiu que este é o momento de concluir seus estudos. “Sempre tive vontade de terminar a escola e ser um juiz, mas a vida foi passando e eu precisei trabalhar. Quando soube que agora tem uma escola assim, no Centro e com horário acessível, senti que ainda dá tempo. Quero estudar e realizar esse sonho”, contou emocionado.
Atualmente, a rede estadual oferta Educação de Jovens e Adultos em 361 escolas, distribuídas em 191 municípios paraibanos, atendendo estudantes nos ciclos 3, 4, 5 e 6 da EJA.
As matrículas para o Creja Olivina já estão abertas e podem ser realizadas diretamente na unidade, localizada na Avenida Duarte da Silveira, nº 450, no Centro de João Pessoa. Podem se matricular jovens a partir dos 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.