
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, participa, de 26 a 30 de janeiro, em Sevilha, na Espanha, do III Seminário Internacional Gestão para a Aprendizagem. O encontro reúne lideranças da política educacional brasileira, com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) e de secretarias de Educação de estados e capitais.
O seminário é promovido pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec) e a Universidade Internacional de La Rioja (Unir).
 (4).jpg)
O evento em Sevilha funciona como um centro de excelência em alta gestão, desenhado para estruturar processos que acelerem a qualidade do ensino no Brasil. Ao longo da semana, a secretária Roseane Vasconcelos participa de nove painéis técnicos que abordam a fronteira do conhecimento educacional, incluindo a integração da Inteligência Artificial no ambiente escolar, os avanços da neurociência aplicada à educação e novas estratégias de liderança para transformações curriculares.
Para a secretária, a imersão é uma oportunidade de alinhar Alagoas às práticas mais modernas do mundo.

"Nossa missão em Sevilha é buscar o que há de mais avançado em evidências científicas e tecnologia para aplicar na rede estadual de Alagoas. A educação do futuro exige gestores preparados para lidar com a inovação, mas sem perder o foco no acolhimento e no desenvolvimento humano dos nossos alunos", destacou a gestora.
Vivência prática e intercâmbio cultural
Além das discussões teóricas, a agenda da secretária alagoana inclui visitas técnicas a instituições de referência, como o Colégio de Educação Infantil e Primária José Maria Del Campo e o Instituto de Educação Secundária Carlos Haya. O objetivo é observar modelos de sucesso na gestão de salas de aula e currículos que impactam diretamente a permanência e o desempenho dos estudantes.
 (1).jpg)
Esta terceira edição consolida um ciclo de cooperação internacional iniciado pela FGV DGPE em 2024, em Madri, e que teve sequência em Barcelona no último ano.