
Nesta segunda-feira (26), as integrantes do grupo Meninas Lisa Flor, Ivalda Gusmão, Adenize Acioli e Guendalina Lucas, apresentaram ao secretário de Estado Júlio Cezar (Serfi) um projeto que deve levar a imagem de Alagoas a uma competição internacional de Dragon Boat, na França.
O encontro, realizado na Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), teve como objetivo apresentar o projeto Lisa Flor, iniciativa alagoana que utiliza o esporte como ferramenta de reabilitação e superação para mulheres no período pós-tratamento do câncer de mama, e o coletivo Meninas Lua Flor, que reúne grupos de mulheres de alguns estados brasileiros, inclusive o alagoano. As representantes detalharam as ações desenvolvidas pelo grupo e a importância da participação em eventos internacionais.

O projeto Lisa Flor - Canoagem e Reabilitação, é formado por mulheres que venceram o câncer de mama e encontraram no Dragon Boat uma prática esportiva aliada à promoção da saúde física, emocional e da integração social. Por meio do remo em equipe, o grupo desenvolve atividades que fortalecem o condicionamento físico, o vínculo entre as participantes e a retomada da autoestima.
As atletas alagoanas devem participar do 2026 IBCPC Participatory Dragon Boat Festival, que acontecerá de 24 a 30 de agosto de 2026, no Lac du Bourget, em Aix-les-Bains, na região de Savoie, na França. O evento é um dos principais festivais mundiais da modalidade e reúne equipes formadas por sobreviventes do câncer de mama de diversos países, promovendo integração e visibilidade internacional para projetos de impacto social.
O secretário Júlio Cézar ouviu a apresentação do projeto e conheceu os objetivos do grupo. “Estamos começando a semana com essa energia positiva do grupo Lisa Flor, que se prepara para participar de uma competição internacional de Dragon Boat. O Governo do Estado é um governo humanista, e a determinação do governador é apoiar todos os alagoanos, principalmente quando se dispõem a representar e levar a marca de Alagoas para o mundo,” afirmou o secretário.