
Para marcar a abertura do ano, o programa Café na Fazenda promoveu um debate sobre o cenário econômico, o equilíbrio fiscal e as oportunidades para empresários em Alagoas. No 21º episódio, foram discutidas as perspectivas para 2026, a partir das bases que vêm sendo consolidadas pelo Governo do Estado, com ênfase nas políticas de responsabilidade fiscal, nos incentivos econômicos e nas ações desenvolvidas pela Secretaria da Fazenda.
A proposta do encontro foi analisar como esse contexto pode impactar o crescimento do Estado, o ambiente de negócios e as possibilidades para quem empreende ou pretende investir em Alagoas. Para contribuir com a discussão, o programa recebeu o economista e assessor econômico da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio), Lucas Sorgato. Confira tudo aqui.
Durante a entrevista, o economista destacou que a atuação do governo alagoano, ao priorizar o equilíbrio fiscal e políticas de incentivo, tem fortalecido a confiança do mercado e influenciado positivamente as decisões de investimento no Estado.
Ele também apontou setores que tendem a se beneficiar desse ambiente de estabilidade e planejamento nos próximos anos, além de deixar um alerta importante aos empreendedores diante do cenário nacional.
“Evidentemente que 2026 tem algumas particularidades, como mais feriados, Copa do Mundo e período eleitoral. Tudo isso precisa ser levado em consideração pelo empresário antes de planejar seu ano. Quando se tem solidez fiscal, o horizonte de tempo para o autoinvestimento fica mais claro, sobretudo em um Estado que não apresenta déficit, o que facilita o pagamento em dia de funcionários e fornecedores”, frisa Lucas Sorgato.
Para conferir o episódio completo, basta clicar aqui ou acessar o Instagram oficial @sefazal, no qual estão disponíveis debates sobre economia, decisões públicas e as perspectivas para 2026 em Alagoas.