
A controladora-geral do Estado, Sâmara Suruagy, compartilhou reflexões de sua experiência junto aos órgãos de controle externo, enquanto participante do painel “Desafios do Controle Interno a partir da atuação dos Tribunais de Contas”, realizado no dia 20 deste mês, na 13ª Feira dos Municípios Alagoanos.
O painel também contou com a presença do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL), Rodrigo Cavalcante; da controladora-geral de Marechal Deodoro, Larissa Helena Correia; e do procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Gustavo Henrique Albuquerque.
A participação da CGE foi importante para ampliar o diálogo sobre o controle interno como instrumento de apoio à gestão pública, incluindo os órgãos de fiscalização externa, como o TCE e o MPC.
“Muitas vezes os gestores, servidores, acabam vendo determinados processos e procedimentos como burocracias inócuas, como algo que está ali só porque o legislador quer, o controlador quer e não entende o motivo. O diálogo é fundamental para mostrar que aquilo está ali para garantir que o recurso público chegue, de fato, para a finalidade dele, é mostrar que aquela exigência não é arbitrária. Está ali para garantir a impessoalidade e a eficiência na aplicação dos recursos públicos”, disse Sâmara.

Feira dos Municípios Alagoanos
A feira é organizada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com apoio do Governo do Estado e do Sistema Fecomércio (Sesc/Senac). A proposta do evento é apresentar exemplos de inovação na gestão pública, de valorização da cultura alagoana e geração de oportunidades de negócios em um só lugar.
Com 140 estandes, a feira reuniu o melhor do artesanato, turismo, gastronomia e inovação municipal. É um ambiente vivo, com degustações, exposições, workshops e atrações culturais, destacando a força e a identidade do povo alagoano.