Quarta, 28 de Janeiro de 2026
24°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Verão Sergipe 2026 estreia em Aracaju e impulsiona turismo e economia

Evento movimenta segmentos, como hotelaria, bares e restaurantes, e oportuniza ao público aproveitar atrativos turísticos durante o dia e curtir sh...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
28/01/2026 às 14h11
Verão Sergipe 2026 estreia em Aracaju e impulsiona turismo e economia
Aracaju, porta de entrada para turistas em Sergipe, estreia como a primeira etapa do Verão Sergipe 2026 / Foto: Max Carlos/Setur

O Verão Sergipe inica nesta sexta-feira, 30, com uma novidade que marca a edição de 2026: é a primeira vez que Aracaju recebe o projeto promovido pelo Governo de Sergipe, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Deste modo, a capital sergipana se consolida ainda mais como vitrine do turismo, da cultura e do entretenimento durante a alta estação, unindo lazer diurno em pontos turísticos da cidade e grandes shows gratuitos à noite. Com essa movimentação, ganham os mais diversos segmentos do turismo, como hotelaria, bares, restaurantes e serviços, o que contribui para fomentar a economia por meio da geração de emprego e renda. Na capital, o evento acontece entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Tal fato traz boas perspectivas para o trade sergipano, pois estimula o turismo de experiência antes da programação musical noturna ao proporcionar que visitantes e turistas aproveitem durante o dia alguns dos principais cartões-postais de Aracaju. Exemplos não faltam, como o Centro Histórico, que reúne patrimônio cultural, museus e arquitetura tradicional; a Orla da Atalaia, ideal para caminhadas, prática de esportes e para saborear a gastronomia local; e a Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro, conhecida pelo cenário natural às margens do Rio Vaza-Barris. E, à noite, o público vai curtir shows de nomes da música local e nacional gratuitamente. Além disso, o projeto também contempla uma ampla programação esportiva com várias modalidades.

A secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, considera que a inclusão de Aracaju no circuito do Verão Sergipe, passando a integrar oficialmente o roteiro do evento, reforça a estratégia de promoção do destino Sergipe. “Além de ampliar a visibilidade da capital sergipana e de fortalecer o turismo cultural e o de sol e praia, é uma forma de mostrar que nosso estado tem atrativos durante todo o dia, indo além dos shows e das atividades esportivas”, destacou.

Daniela Mesquita também acrescenta o impacto econômico e a movimentação da cadeia turística, enfatizando que eventos como o Verão Sergipe aquecem setores como hotelaria, bares, restaurantes e serviços, além de gerar oportunidades para trabalhadores informais. “Sem dúvida, Aracaju entra no calendário do evento com uma programação pensada para turistas e sergipanos, valorizando nossos espaços e nossa identidade”, afirmou.

Fortalecendo a experiência turística

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, avalia de forma bastante positiva a realização do Verão Sergipe, destacando o impacto do evento para o fortalecimento do turismo e da hotelaria no estado. Segundo ele, a abertura da programação em Aracaju potencializa a atração de visitantes e turistas, e contribui diretamente para o aumento da ocupação hoteleira, especialmente durante a alta estação. “A expectativa da ABIH/SE é muito positiva, porque Aracaju é uma vitrine importante para o turismo sergipano. A realização do Verão Sergipe na capital amplia a visibilidade do destino e atrai ainda mais visitantes e turistas”, afirmou.

Antônio Carlos Franco também ressaltou o formato múltiplo do evento como um dos principais acertos da programação. “Levar grandes atrações musicais para diversas cidades do estado é uma estratégia que valoriza os destinos, descentraliza o fluxo turístico e movimenta toda a cadeia produtiva do turismo, beneficiando hotéis, restaurantes, comércio e serviços”, completou.

A gerente comercial do Aruanã Eco Praia Hotel, Roberta Baracho, concorda que a inclusão de Aracaju no roteiro do Verão Sergipe 2026 traz expectativas bastante positivas para o setor hoteleiro. Ela explica que a divulgação antecipada das atrações nacionais já vem refletindo no aumento da procura por hospedagem, impulsionando as reservas e fortalecendo a experiência do turista na capital. “A expectativa da hotelaria é a melhor possível para a edição do Verão Sergipe 2026. A gente tem sentido que a divulgação das atrações, que são de nível nacional, tem nos ajudado bastante no crescimento das reservas, muito próximas à experiência completa do turista, que não vem só para curtir o evento, mas, também, para conhecer os atrativos da cidade”, destacou.

Roberta Baracho salientou, ainda, que o diferencial da etapa do evento em Aracaju vai além dos shows. De acordo com ela, muitos turistas vêm atraídos pela orla, pelas praias e pela gastronomia, com base em frutos do mar. “O caranguejo e o aratu são muito procurados, e isso a gente oferece o ano inteiro. Quando se soma um evento dessa magnitude na orla, tudo isso se transforma em um atrativo ainda maior, encantando quem escolhe Aracaju como destino”, completou.

Programação atrai turistas

A presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur), Irma Karla Barbosa, avalia que a expectativa para o setor é extremamente positiva com a abertura do Verão Sergipe 2026 em Aracaju. Segundo ela, o início da programação na capital favorece a chegada de turistas que passam a conhecer as potencialidades sergipanas, fortalecendo a permanência deles por mais tempo na cidade. “Aracaju é a porta de entrada, e abrir aqui a programação do Verão Sergipe é excelente, porque os turistas chegam, permanecem mais tempo e, a partir da capital, realizam os roteiros pelo interior”, avaliou.

Irma Karla também ressaltou a inauguração da nova sede do Singtur, na Orla Sul, como um espaço estratégico para prestação de informações turísticas e venda de destinos, beneficiando tanto sergipanos quanto visitantes, além de impulsionar a empregabilidade dos guias. “Sergipe, por ser um estado pequeno, permite a realização de um roteiro por dia, o que é uma oportunidade única para vender mais passeios e incentivar o turista a se hospedar em Aracaju não só durante a abertura do Verão Sergipe, mas, também, nos demais destinos que integram a programação”, avaliou.

Gastronomia como atrativo

A movimentação gerada pelo Verão Sergipe 2026 também é sentida no setor gastronômico, especialmente nos restaurantes localizados na Orla da Atalaia. Para empresários do ramo, a exemplo do sócio-diretor do Restaurante Sal e Brasa, Rudinei Recktenwald, a inclusão da capital no roteiro do evento fortalece o turismo e a economia da capital sergipana. Segundo ele, o evento movimenta a cidade e traz uma energia diferenciada para Aracaju, refletida no aumento do fluxo de visitantes e turistas.

“O Verão Sergipe é um momento em que a cidade se fortalece no turismo. A gente já percebe uma movimentação maior, com pessoas de outros estados e municípios chegando para curtir esse período”, evidenciou. O gerente comentou ainda que o Sal Brasa está preparado para receber o público com uma experiência gastronômica completa. “Oferecemos buffet de saladas, sushi, frutos do mar e o nosso tradicional rodízio de carnes, que já é referência em Aracaju. Convidamos todos a viver essa experiência com a gente. Esperamos vocês”, convidou.

Para os turistas, a chegada do evento à capital torna a experiência ainda mais completa. A advogada Ivana Celestino, de Natal (RN), que escolheu Aracaju como destino para o período, destacou a combinação entre lazer e turismo, e destacou a organização, a segurança e a estrutura turística de Aracaju, que está visitando pela segunda vez. De acordo com ela, a primeira experiência, durante o São João do ano passado, foi decisiva para o retorno nas férias de janeiro. “Ficamos encantados com a estrutura dos eventos, especialmente com as opções para crianças, o que nos motivou a voltar agora com a família”, salientou.

Ivana Celestino também ressaltou a sensação de segurança e a limpeza da cidade. “Percebemos muito policiamento nas áreas turísticas, a cidade é limpa, bem-organizada, e a realização de grandes eventos gratuitos bem-estruturados, com atrações musicais de peso, tanto no São João quanto agora no verão, é outro ponto forte da capital sergipana. Isso é muito positivo para quem vem curtir a cidade”, declarou.

Verão Sergipe 2026

O Verão Sergipe 2026 é uma inciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Comunicação Social, em parceria com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Nesta edição, o evento acontecerá em sete cidade: Aracaju, Pirambu, Itaporanga D'Ajuda (Caueira), Pacatuba (Ponta dos Mangues), Estância (Abaís) e Canindé de São Francisco.

Programação – Aracaju

Sexta- feira – 30/01/2026

20h – Os Faranis

22h – Marcelo Falcão

00h – Alok

02h – Jonas Esticado

Sábado – 31/01/2026

20h – Rock7nove

22h – Gustavo Mioto

00h – Léo Santana

02h – Gabriel o Pensador

Programação esportiva

Domingo – 1º/02

6h – 10h: prova de duathlon

7h30 – 9h30: corrida de 5 km e 10 km (todo percurso na areia)

8h – 13h: vôlei de praia (masculino/feminino)

9h – 13h: beach hand (masculino/feminino)

9h – 11h: banho assistido – Projeto Estrelas do Mar/Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania

9h – 11h: vivência paradesportiva

9h – 13h: mesabol

9h – 13h: frescobol

9h – 13h: quadra vôlei de praia

Fotos: Ascom Seasic
Fotos: Ascom Seasic
Fotos: Ascom Seasic
Fotos: Ascom Seasic
Fotos: Ascom Seasic
Fotos: Ascom Seasic
Primeira noite do Verão Sergipe no ano passado aconteceu em Pirambu e reuniu milhares de pessoas na praia de mesmo nome / Foto: Arthuro Paganini
Primeira noite do Verão Sergipe no ano passado aconteceu em Pirambu e reuniu milhares de pessoas na praia de mesmo nome / Foto: Arthuro Paganini
A hoteleira Roberta Baracho explica que a divulgação antecipada das atrações nacionais já vem refletindo no aumento da procura por hospedagem / Foto: Pietro Lobo/Setur
A hoteleira Roberta Baracho explica que a divulgação antecipada das atrações nacionais já vem refletindo no aumento da procura por hospedagem / Foto: Pietro Lobo/Setur
O sócio-diretor do Restaurante Sal e Brasa, Rudinei Recktenwald, destaca que a inclusão da capital no roteiro do evento fortalece o turismo e a economia / Foto: Autimira Menezes/Setur
O sócio-diretor do Restaurante Sal e Brasa, Rudinei Recktenwald, destaca que a inclusão da capital no roteiro do evento fortalece o turismo e a economia / Foto: Autimira Menezes/Setur
A presidente do Singtur, Irma Karla Barbosa, avalia que a expectativa para o setor é extremamente positiva / Foto: Singtur/SE
A presidente do Singtur, Irma Karla Barbosa, avalia que a expectativa para o setor é extremamente positiva / Foto: Singtur/SE
A advogada Ivana Celestino (à esquerda), de Natal (RN), escolheu Aracaju como destino para o período e destaca a combinação entre lazer mais turismo / Foto: Autimira Menezes/Setur
A advogada Ivana Celestino (à esquerda), de Natal (RN), escolheu Aracaju como destino para o período e destaca a combinação entre lazer mais turismo / Foto: Autimira Menezes/Setur
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maceió, AL
29°
Parcialmente nublado
Mín. 24° Máx. 28°
32° Sensação
5.66 km/h Vento
65% Umidade
18% (0mm) Chance chuva
05h19 Nascer do sol
17h52 Pôr do sol
Quinta
28° 25°
Sexta
28° 25°
Sábado
28° 25°
Domingo
28° 25°
Segunda
28° 25°
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,22 +0,69%
Euro
R$ 6,22 -0,23%
Peso Argentino
R$ 0,00 +3,03%
Bitcoin
R$ 495,795,19 +0,55%
Ibovespa
183,521,30 pts 0.87%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade