
Com nome e sobrenome da galã de novela, Thiago Lacerda quer cravar seu nome longe da teledramaturgia. O atleta de 19 anos, membro da equipe de atletismo do Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo, equipamento mantido pelo Governo do Estado de SP, tem uma meta ousada para a carreira: tornar-se o melhor do mundo no lançamento de dardo. E o início dessa cruzada rumo ao topo é animadora.
Thiago tem títulos de expressão nas categorias de base, como o sul-americano e o pan-americano sub-20 e o brasileiro sub-23. Em 2026, ele quer se estabelecer nas principais competições adultas do país e estrear internacionalmente.
“Fiz minha estreia no adulto no Troféu Brasil de 2025, mas internacionalmente pretendo competir a partir deste ano. Tem o Ibero-Americano, o Pan-Americano e o Sul-Americano como possibilidades, mas para me classificar preciso estar entre os dois melhores do ranking nacional adulto. Hoje sou o terceiro e estou a 4 metros de ganhar uma posição”, diz Thiago, cuja melhor marca é 75,71m, obtida no Sul-Americano de Atletismo sub-20 de 2025, em Lima, no Peru.
Competir na elite já nesta temporada é parte do plano de Thiago em um dia virar referência mundial. Ele trabalha incansavelmente para em menos de dez anos galgar o panteão dos grandes do atletismo.
“Estou me aprimorando física e tecnicamente, trabalhando nos detalhes, e tenho melhorado muito. Minha expectativa é conseguir índice para a próxima Olimpíada [em Los Angeles-2028] e seguir evoluindo até me tornar o melhor do mundo em cinco, seis anos”, prevê.
O primeiro compromisso de Thiago em 2026 deve ser o Troféu Ademar Ferreira da Silva, que acontece entre os dias 24 e 26 de abril, em Bragança Paulista.
Inaugurado em agosto de 2021, o Centro de Excelência atende hoje 150 atletas com idade entre 14 e 21 anos nas modalidades judô e atletismo. Nos últimos dois anos, a Secretaria Estadual de Esportes investiu mais de R$ 9 milhões no espaço, que é administrado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.