
O segundo dia da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS), realizado nesta quinta-feira (29), foi dedicado ao aprofundamento dos debates sobre os cinco eixos temáticos que orientam a conferência. Delegados e delegadas dos 27 territórios de identidade da Bahia se organizaram em grupos de trabalho para discutir os principais desafios, reunir propostas e construir diretrizes que vão orientar as políticas públicas voltadas ao rural baiano.
A dinâmica dos trabalhos foi organizada a partir de cinco eixos temáticos, que orientaram os debates entre os territórios, reunindo diferentes realidades e experiências em torno de temas como emergência climática, agroecologia, acesso à terra e à água, direitos sociais e o papel das políticas públicas para o rural.
Para a coordenadora estadual da Frente de Trabalhadores Livres (FTL) e representante do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), Soraya Luiza, a “discussão dos eixos é fundamental para qualificar as nossas demandas. É um debate bastante participativo, com a contribuição de vários territórios. Somos nós que vivenciamos o dia a dia no campo e conhecemos de perto os gargalos de cada tema apresentado.”
A coordenadora ainda completou, destacando a importância da escuta dos territórios na formulação das políticas públicas: “É a partir dessa escuta e dessa construção coletiva que conseguimos pensar políticas públicas mais qualificadas, com o objetivo de garantir alimento saudável na mesa e trilhar um caminho de desenvolvimento rural mais justo para todos”.
Já o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, destaca o papel central dos eixos temáticos no direcionamento de políticas públicas no Estado. “Os eixos organizam o diálogo e ajudam a transformar as demandas em propostas. A partir desse exercício coletivo, elaboramos políticas mais integradas, capazes de enfrentar a emergência climática, fortalecer a agroecologia, garantir direitos e promover um desenvolvimento rural que dialogue com a realidade de cada território da Bahia e que também possam ser aplicadas nacionalmente ”, afirmou.
Eleição dos delegados
A sexta-feira (29), encerra os trabalhos da 3ª CEDRSS com a consolidação das propostas elaboradas ao longo dos três dias de evento e a eleição de 58 delegados que seguirão para a etapa nacional. O último dia vai concluir um processo coletivo de escuta, síntese e decisão política, que reuniu mais de 700 participantes, reafirmando o protagonismo dos territórios na definição de prioridades e diretrizes que vão orientar o desenvolvimento rural nos próximos anos.
Fonte
Ascom/SDR