
O Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI) finalizou nesta sexta-feira (30) a campanha Janeiro Branco na unidade com ações voltadas aos colaboradores, coordenadores e equipe gestora da unidade visando à conscientização sobre a saúde mental.
As atividades tiveram como objetivo intensificar o cuidado com a mente, estimular o autocuidado e promover espaços de escuta e diálogo no ambiente de trabalho, enfatizando que a saúde mental é parte essencial da saúde integral, especialmente para os profissionais que lidam diariamente com desafios, responsabilidades e situações de alta complexidade.
A diretora-geral da instituição, Walkiria Bulhões, agradeceu a todos os profissionais pelo comprometimento humanizado e psicológico, acolhendo cada paciente e cada família com dedicação e sensibilidade. “Esse cuidado também começa em nós. Porque, se não cuidamos de nós mesmos, não conseguimos cuidar do outro. O autocuidado é essencial”, destacou Walkiria.
.jpeg)
Os colaboradores também participaram de momentos de cuidado físico, com ginástica laboral, ministrada pela fisioterapeuta Raiana Araujo, focando na redução de dores, prevenção de lesões e alívio do estresse.
Palestra e visita aos setores
Abordando o tema “Um convite para escrever novos capítulos na sua história”, a psicóloga clínica Luana Barbosa promoveu um momento de reflexão sobre a importância de cuidar da mente, fortalecer o autocuidado e incentivar o diálogo sobre emoções e sentimentos no ambiente de trabalho. A palestra reforçou que a saúde mental é parte essencial da saúde integral, especialmente para profissionais que lidam diariamente com desafios e responsabilidades.
Durante o dia, a equipe do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) visitou diversos setores do hospital, entregando mensagens de acolhimento e conscientizando sobre a importância do bem-estar coletivo.
.jpeg)
A ação teve como objetivo informar e reforçar práticas que promovem um ambiente de trabalho mais saudável e humano. A equipe do SESMT também destacou o papel do serviço na instituição e a importância de estar a serviço das necessidades dos colaboradores.
“As atividades do Janeiro Branco valorizam destacam que cuidar de quem cuida é essencial para oferecer um atendimento de qualidade e humanizado à população”, disse a enfermeira do trabalho Jacqueline Lima.
O encerramento da campanha marcou não apenas o fim das atividades do mês, mas também o fortalecimento de uma mensagem que deve acompanhar a instituição durante todo o ano: cuidar da mente é cuidar da saúde.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)