
O Governo de Alagoas tem ampliado a presença do Estado em territórios historicamente invisibilizados, por meio da integração entre os programas Coração Social e Corações da Paz, no bairro do Vergel do Lago, em Maceió. A atuação conjunta envolve as secretarias de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), e de Prevenção à Violência (Seprev) e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), e tem como foco identificar famílias em situação de vulnerabilidade social e garantir acesso a serviços públicos essenciais, cidadania e cuidado.
Desde abril de 2025, o Vergel do Lago recebe equipes de campo do ONU-Habitat para a Busca Ativa, metodologia que permite compreender, de forma detalhada, as condições de vida das famílias para atendimento integrado pelo poder público. Até dezembro de 2025, o trabalho de campo já havia alcançado aproximadamente 2.594 núcleos familiares, totalizando quase 7 mil pessoas identificadas.
.jpeg)
Durante as visitas domiciliares, foram identificadas situações críticas e famílias com dificuldades de acesso à saúde e à documentação básica, como Carteira de Identificação Nacional (CIN). As informações coletadas em campo passaram a compor um diagnóstico territorial qualificado, que vem sendo utilizado como base para orientar as ações do Estado.
A partir do levantamento, as famílias são classificadas conforme o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), que aponta os níveis de risco social. Segundo os resultados preliminares, cerca de 39% dos núcleos familiares já mapeados se enquadram em pelo menos um dos critérios de vulnerabilidade adotados pelo Coração Social. Nesse contexto, a integração com o Programa Corações da Paz se torna fundamental.
Atuação do Corações da Paz e do Coração Social
Coordenado pela Seprev, o Corações da Paz já atuava no bairro, desde o final de julho de 2025, com ações voltadas à promoção da cidadania, prevenção à violência e fortalecimento comunitário. Com a integração, iniciada em outubro de 2025, os dados produzidos para o Coração Social, por meio da Busca Ativa, também passaram a orientar os atendimentos oferecidos através do Corações da Paz, que também atende a população por meio de demandas espontâneas.
O fluxo de atendimento do Coração Social funciona de forma articulada: o ONU-Habitat identifica as famílias prioritárias, a Seplag organiza e encaminha as informações, e a Seprev realiza o contato telefônico, agenda os atendimentos e disponibiliza transporte gratuito para garantir o acesso da população.
“O Corações da Paz foi criado para fortalecer a rede de cuidado e a prevenção à violência nas comunidades, por meio de serviços de saúde, esporte, lazer e cidadania, aproximando políticas públicas essenciais de alagoanas e alagoanos que vivem em territórios mais vulneráveis. A parceria com o Coração Social tem sido fundamental, porque o programa identifica as famílias que precisam dos nossos serviços e nos permite chegar ainda mais perto de quem mais precisa”, afirmou o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória.
As ações acontecem regularmente aos sábados, na Escola Maria Rita Lyra de Almeida, no bairro Trapiche da Barra. No local, as famílias encaminhadas pelo Coração Social têm acesso prioritário a serviços como emissão e atualização de documentos, consultas médicas nas áreas de clínica geral e pediatria, além da marcação de exames. A emissão da CIN aparece como a principal demanda identificada nas entrevistas, seguida pelos atendimentos de saúde, especialmente entre crianças e idosos.
“O Coração Social tem realizado um trabalho fundamental no mapeamento das famílias mais vulneráveis do Vergel. Com a integração ao Corações da Paz, conseguimos garantir que cada caso prioritário seja encaminhado para os serviços essenciais. Acompanhar a busca ativa de perto mostra a dimensão das necessidades da comunidade e reforça como esse atendimento muda vidas. Muitas famílias esperavam há anos por algo simples, mas essencial, e agora estão sendo assistidas. Essa união de esforços garante que ninguém fique para trás. E destaca o compromisso do Estado com dignidade, cuidado e transformação”, destacou Kamylla Dantas, assessora do Núcleo de Projetos e Parcerias da Seplag, setor responsável pela articulação técnica e acompanhamento das ações do Coração Social.
Para muitos moradores, o acesso facilitado representa a oportunidade de resolver demandas que permaneceram pendentes por anos, seja pela falta de informação, de recursos financeiros ou pela dificuldade de deslocamento. A oferta de transporte gratuito e o atendimento próximo às residências têm sido fundamentais para garantir a participação das famílias nas ações.
“Fui muito bem atendida pelo Coração Social. A equipe veio me buscar em casa, levou para o atendimento e minhas duas filhas foram consultadas. A pediatra foi excelente, examinou direitinho e até entregou os remédios na hora. Eu estava há anos tentando um encaminhamento para o tratamento da minha filha, e consegui através do projeto. Hoje tudo está andando certinho. Só tenho a agradecer e recomendo sempre”, relatou Cheila Maria, moradora do Vergel e beneficiária das ações.
Desafios e próximos passos
Em meio aos avanços, o trabalho no território exigiu ampla mobilização local e a superação de desafios para a criação de laços de confiança da equipe da Busca Ativa pelos moradores da região. Ainda assim, o trabalho seguiu avançando, com reforço nos protocolos e articulação institucional, garantindo a continuidade da coleta de dados e dos atendimentos.
A Busca Ativa no Vergel do Lago já alcançou dois dos três setores prioritários e a etapa piloto deve ser concluída até o primeiro trimestre de 2026. Enquanto isso, as ações integradas de atendimento seguem ocorrendo regularmente, com acompanhamento dos casos prioritários, buscando a resolutividade das demandas da população.
“O Coração Social reflete a preocupação do governo Paulo Dantas com quem mais precisa. Estamos levando serviços essenciais diretamente às famílias, com cuidado, presença e resolutividade. Essa integração é sobre garantir direitos, qualidade de vida e oportunidades no território”, ressalta a secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.
A integração entre Coração Social e Corações da Paz fortalece o trabalho do Governo de Alagoas para garantir uma política pública que antecipa a demanda, atua de forma preventiva e coloca as pessoas no centro das decisões. Ao unir diagnóstico qualificado, presença territorial e oferta de serviços, o Estado amplia o acesso à cidadania, promove inclusão social e amplia o cuidado com quem mais precisa.