
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) promoveu, nessa sexta-feira (30), uma ação do Programa Celular Seguro no calçadão do centro de Maceió. A iniciativa ocorreu durante a prévia do Bloco Vulcão, da Banda da Polícia Militar, e teve como objetivo informar a população sobre o programa e divulgar os resultados já alcançados.
O Programa Celular Seguro auxilia no combate aos crimes de roubo e furto de aparelhos celulares e é executado de forma integrada pelas forças de segurança, por meio do uso de dados e de ações estratégicas.
Durante a ação educativa no principal centro comercial da capital, equipes da SSP, com o apoio de agentes do Programa Ronda no Bairro, da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), orientaram o público sobre o funcionamento do programa. As informações abrangeram desde o registro do boletim de ocorrência até os procedimentos de recuperação e restituição dos aparelhos roubados ou furtados, na sede da SSP, localizada na Rua Zadir Índio, no centro de Maceió.

Atualmente, mais de 2.500 celulares já foram recuperados pelas forças de segurança, e outros 750 aparelhos estão prontos para devolução aos seus legítimos proprietários.
No local, a população também pôde esclarecer dúvidas sobre a consulta da lista de celulares recuperados — disponível no edital divulgado pela SSP — e recebeu orientações sobre os procedimentos necessários para a retirada dos aparelhos já disponíveis.
A gerente interina do programa, Karolinne Villanueva, falou da necessidade do comparecimento à sede da SSP quando o cidadão for acionado pelos canais oficiais.

“Reforçamos a importância de que a população compareça à sede da Secretaria de Segurança Pública sempre que for contatada pelos canais oficiais do programa, que são o 0800 729 4593 e o número (82) 98752-2597. Dessa forma, o cidadão poderá ter seu aparelho celular restituído. Para a retirada, é necessário apresentar documento oficial com foto e o número do IMEI do aparelho”, explicou.