
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) marcou presença no primeiro fim de semana do Verão Sergipe 2026, na Orla da Atalaia, em Aracaju, ofertando diversos serviços à população. Durante o evento, foram realizadas ações preventivas e de conscientização, apoio na fiscalização de alimentos, além da promoção de assistência pré-hospitalar, garantindo a segurança e o bem-estar do público.
Durante a programação musical e esportiva, a SES, por meio do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, reforçou a importância do preservativo nas relações sexuais como uma das principais formas de evitar doenças infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Na oportunidade, as equipes de saúde distribuíram preservativos e realizaram orientações para massificar a importância da camisinha nas relações sexuais.
"Estamos aqui, no primeiro fim de semana do Verão Sergipe 2026, inaugurando o novo designer da nossa unidade, o Camisildo, e informando a todos os participantes desse grande evento sobre a importância de estar usando o preservativo para evitar a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis", destacou a referência técnica estadual da sífilis, Lourdes Lima.
Atendimento pré-hospitalar
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) também atuou durante o evento. Com uma equipe formada por 13 profissionais, sendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, o Samu garantiu assistência pré-hospitalar qualificada e atendimento célere em casos de emergência. O evento também contou com um Posto Médico Avançado composto por oito leitos, sendo quatro de observação e dois de estabilização, e seis poltronas de hidratação.
O superintendente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa, destacou que a equipe está a postos durante toda a programação para atender quem precisar. "A SES montou toda uma estrutura para atender bem os foliões nesses dias de festa, não só em Aracaju, mas também nos demais municípios do estado que irão receber o evento. A estrutura conta com um Posto Médico Avançado para atender desde os casos de menor complexidade até os de maior. A montagem do posto resolve cerca de 95% das ocorrências que aparecem", ressaltou.
Além disso, a SES também disponibilizou duas viaturas, sendo uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básico (USB), que estiveram a postos durante toda programação, bem como a Central de Regulação de Urgências (CRU), que organizou o fluxo dos atendimentos.
Segurança alimentar
Com o objetivo de garantir a segurança alimentar, a Vigilância Sanitária Estadual prestou apoio ao governo municipal na realização do trabalho de fiscalização preventiva, auxiliando na orientação dos comerciantes sobre o manuseio de alimentos e na verificação das condições necessárias para o bom funcionamento dos estabelecimentos. As medidas buscam evitar danos à saúde da população, no que diz respeito ao consumo de alimentos manipulados.
População
A advogada Hayalla Lisboa, de 31 anos, já participou de outras edições do Verão Sergipe. Ela contou que, ao saber da presença das equipes de saúde, se sente mais tranquila para aproveitar a festa. "Fiquei muito animada para curtir o evento, a programação está maravilhosa. Mas, para além da programação, é muito bom estar em um lugar que você sabe que tem equipes de saúde para dar suporte caso seja necessário", afirmou.
As equipes de saúde da SES promoveram tanto o bem-estar do público, como também dos comerciantes que trabalharam no evento. A vendedora de alimentos Rosemeire Nascimento, 51, esteve no Verão Sergipe pela primeira vez para comercializar seus produtos e reforçou a importância do suporte proporcionado pela SES. "Trabalhar no Verão Sergipe está sendo uma oportunidade de agregar valor na minha renda e estou me sentindo muito amparada em saber que o Samu, a Vigilância Sanitária e outras equipes de saúde estão aqui para cuidar da gente", declarou.
Verão Sergipe 2026
O Verão Sergipe é um evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que leva à capital e ao interior do estado uma programação cultural e de estímulo à prática esportiva, fomentando o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda.
Nesta edição, o evento foi ampliado e será realizado em sete cidades: Aracaju, Pirambu, Itaporanga d'Ajuda (Caueira), Pacatuba (Ponta dos Mangues), Estância (Abaís), Barra dos Coqueiros e Canindé de São Francisco. A SES seguirá atuando e garantindo a segurança e o bem-estar do público em toda a programação do Verão Sergipe 2026.











