
Sob o cheiro de alfazema, flores brancas e barcos levando os pedidos para a Rainha do Mar, bairro do Rio Vermelho, em Salvador, amanheceu nesta segunda-feira (2) em clima de fé e devoção para saudar Iemanjá. O Governo do Estado montou um grande esquema integrado, com ações de segurança, cidadania, cultura, turismo e meio ambiente, com reforço no atendimento, investimentos maciços e ampliação dos serviços.
“Tudo isso sem deixar de lado o respeito às tradições e à cultura, garantindo uma festa segura, organizada e tranquila para todos”, destacou o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) mobilizou, ao todo, 1.152 profissionais, entre policiais militares, civis, equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e bombeiros, fazendo o policiamento ostensivo em todo o entorno da festa. A operação também conta com tecnologia de ponta: câmeras com reconhecimento facial, drones, aeronave, plataformas elevadas e monitoramento em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que reúne 20 órgãos trabalhando juntos.
“O investimento inclui reforço no policiamento para garantir a tranquilidade de quem vai ao Rio Vermelho demonstrar sua devoção”, contou o titular da SSP, Marcelo Werner. O DPT está com duas unidades móveis equipadas para realizar exames no local e agilizar o resultado. O Corpo de Bombeiros Militar trabalha com cerca de 200 militares, distribuídos em pontos estratégicos, com 12 viaturas, incluindo ambulâncias de resgate, moto aquática, bote rígido e caminhão de combate a incêndio. A estrutura ainda conta com dois postos de comando e seis pontos elevados de observação, facilitando a visualização da área e agilizando o atendimento.
Igualdade Racial e Turismo
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) realiza ações de acolhimento e conscientização. A unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela está estacionada em frente ao Sesi Rio Vermelho, funcionando como ponto de apoio para quem precisar de orientação ou quiser registrar denúncias. Além disso, a secretaria reforça o apoio aos blocos afro por meio do programa Ouro Negro, fortalecendo a cultura, a ancestralidade e o respeito às religiões de matriz africana. "É uma festa que reforça o combate ao racismo e à intolerância religiosa e só existe graças às religiões de matriz africana”, afirmou a secretária Angela Guimarães.
A Secretaria do Turismo (Setur-BA) entra na festa com o bloco Agô, Iemanjá!, que une celebração e consciência cultural. A proposta é valorizar as tradições afro-brasileiras, movimentar a economia local e estimular um turismo mais responsável durante o evento, incentivando práticas sustentáveis e o respeito ao território do Rio Vermelho. O secretário do Turismo, Maurício Bacelar destacou que a iniciativa ajuda na atração de visitantes interessados na cultura baiana, fortalecendo a imagem da festa como um patrimônio vivo da cidade, como destacou
Cultura e Meio Ambiente
A cultura ganha destaque na programação do 2 de fevereiro. Com apoio da Secretaria de Cultura (Secult-BA), a Praia da Paciência recebe o show da banda Ministéreo Público Sound System. O espetáculo promete animar o público ao longo do dia, reforçando o caráter plural e artístico da celebração. “A cultura preserva essa devoção, e o Governo do Estado reforça o apoio à tradição que marca a memória da Bahia.”, destacou o secretário Bruno Monteiro.
Fechando a grade de ações do Estado, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizou um mutirão de limpeza na praia do Rio Vermelho na véspera do evento. Voluntários participaram da ação de preservação ambiental e descarte correto de resíduos. A iniciativa busca reduzir impactos e manter a orla limpa para moradores, pescadores e devotos.
“Foram recolhidos 250 quilos de resíduos, para receber o público com cuidado. A orientação é oferecer presentes de forma sustentável, sem plástico, metal ou vidro, reforçando o respeito ao meio ambiente”, explicou o secretário Eduardo Sodré.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA