
O Governo de Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) de 2026, dia 5 de fevereiro. Previsto para as 14 horas, no Hotel Jatiúca, em Maceió, o evento também vai marcar a posse do governador Paulo Dantas na presidência do Consórcio, que vai reunir os governadores dos nove estados nordestinos.
A atuação do Consórcio amplia a capacidade dos estados de dialogar com o Governo Federal, organismos internacionais e instituições estratégicas, potencializando políticas públicas integradas. “Alagoas já se destacava com uma participação ativa no Consórcio Nordeste. Agora, como o governador Paulo Dantas à frente do colegiado, a quem parabenizo, vai fortalecer ainda mais esse novo momento da nossa região, que vem avançando em educação, tecnologia e inovação”, afirma o secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cézar, que representa o estado no Conselho de Administração do Consórcio, tendo como suplente o secretário Executivo de Relações Federativas e Internacionais, Raul Manso.
De acordo com Júlio Cezar, por ser uma pasta criada para articular, coordenar e ampliar as relações institucionais do Governo do Estado com outros entes e organismos, tanto no Brasil quanto no exterior, a Serfi acompanha e contribui ativamente para a articulação institucional e o alinhamento de agendas que projetam Alagoas e o Nordeste como territórios estratégicos para o desenvolvimento sustentável e a cooperação internacional.
“Nesta primeira assembleia do ano, além da posse do governador Paulo Dantas, vamos discutir, entre outros temas, as prioridades da Agenda 2026”, destaca Júlio Cezar.
A pauta da assembleia inclui debates sobre infraestrutura, com o ministro dos Transportes, Renan Filho; o programa Nordeste Criativo, com a ministra da Cultura, Margareth Menezes; além da assinatura de acordos de cooperação técnica com o Sebrae e a Enap. Também estão previstos a apresentação do estudo “Descarbonização da frota pesada do Nordeste”, por José Sérgio Gabrielli, e a agenda internacional do Consórcio.
O Consórcio Nordeste é uma associação pública formada pelos nove estados da região, criada para promover a cooperação entre os governos estaduais. Sua estrutura é composta pela Assembleia Geral de Governadores, que define as diretrizes e decisões estratégicas; pela Presidência, exercida de forma rotativa por um dos governadores; e pela Secretaria-Executiva, responsável pela gestão e execução das ações, com apoio de Câmaras Temáticas por áreas específicas.
Para cobertura da imprensa e demais participantes, deve ser feito creenciamento, por meio do link https://credenciamentoconsorcionordeste.com