
Em quais regiões da cidade de São Paulo os cães podem ter melhor qualidade de vida? Um levantamento feito pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae, da capital, criou o Ranking Caramelo e traz respostas para essa pergunta. Os distritos com as melhores condições são Moema, Perdizes e Jardim Paulista. Já os menos favoráveis são Brás, Pari e Jaguará.
O estudo foi feito em 2025 pelo professor da Fatec Rodolfo Ribeiro, coordenador de Pesquisa de Distribuição de Serviços em São Paulo. Leva em conta serviços (petshops, clínicas e hospitais veterinários) e lazer (proporção de cobertura vegetal nas diferentes localidades da cidade).
Os dados de petshops e veterinários foram obtidos com a utilização da API Places do Google Maps Platform. A coleta desses dados foi feita em março e outubro de 2025. A área de cobertura vegetal em cada distrito foi obtida a partir do Mapa das Desigualdades de 2024, elaborado pela Rede Nossa São Paulo. Para que o resultado estivesse correto, foi preciso igualar os distritos, determinando a quantidade de área verde por quilômetro quadrado de cada um deles.
Com esses dados em mãos, Ribeiro montou o ranking, inspirado no modelo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Oferta
A consulta identificou 5.911 pet shops na cidade de São Paulo. Os distritos de maior oferta são República, Bela Vista e Perdizes. Os de menor oferta, Marsilac Pari e Parelheiros.
Com relação aos veterinários, são 1.861 consultórios ou hospitais na cidade, dos quais 847 também informam ser lojas. Os distritos de maior oferta são Moema, Vila Mariana e Jardim Paulista. Os que estão no outro extremo da tabela são Marsilac, Anhanguera e Grajaú.
Verde
A cobertura vegetal da cidade é bem desigual, sendo o indicador com maior coeficiente de variação. A cidade como um todo apresenta 48% de área verde. Porém, essa característica está concentrada em distritos de área extensa e pouco habitados: Marsilac, Parelheiros e Tremembé, por exemplo. A cobertura vegetal desses 3 distritos equivale a 50% do total registrado na cidade. Do total de distritos, 75% têm, pelo menos, 14% de cobertura vegetal e 25% têm 34% ou mais.
Ribeiro destaca que a representatividade dos pequenos empreendimentos na oferta de negócios voltados aos pets chamou sua atenção. “As duas maiores redes que comercializam produtos para animais de estimação representam apenas 2,6% do total de pet shops do município.”