
Consolidado como o maior programa de governo itinerante do Estado, o ‘Sergipe é aqui’ chega à sua 67ª edição na sexta-feira, 6, no município de Malhada dos Bois, localizado a, aproximadamente, 85 quilômetros de Aracaju, no agreste sergipano. O programa, coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), promove a interiorização dos serviços públicos, aproximando ainda mais o Governo do Estado da população sergipana.
Durante toda a manhã, a estrutura estará concentrada no entorno da Escola Municipal Romeu de Aguiar Figueiredo. Criado em fevereiro de 2023, o programa já percorreu 66 dos 75 municípios sergipanos, com mais de 300 mil atendimentos realizados. Entre os serviços ofertados, a população terá acesso a carreta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C; atualização vacinal; ações voltadas à primeira infância e à segurança alimentar; orientação sobre o CadÚnico; emissão de documentos como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho digital; atendimento do Procon, entre outros.
Segundo o governador Fábio Mitidieri, a procura crescente da população sergipana pelos serviços ofertados segue reafirmando o papel do ‘Sergipe é aqui’. “O programa tem se mostrado uma grande ponte para ouvir as demandas da população, conhecer ainda mais de perto a realidade de cada região e buscar soluções para atender às demandas locais”, destacou.
Para o prefeito do município, Fábio Nunes, o sentimento de receber a edição do programa é de extrema felicidade ao saber que Malhada dos Bois se tornará a capital de Sergipe por um dia. “O Governo do Estado não mede esforços para passar por todas as cidades, e estamos muito gratos por tantos serviços e investimentos que receberemos”, ressaltou.
Expectativas da população
Conhecido economicamente pela produção agrícola de milho, feijão, mandioca e gado, o município de Malhada dos Bois receberá toda a estrutura da caravana itinerante. Para a agricultora Cleomara da Silva, a edição será a oportunidade ideal para conhecer novos programas e benefícios do governo. “Eu não conhecia o benefício do Passe Livre e vou aproveitar para emitir o meu, além de passar no Bolsa Família”, afirmou.
Já para a lavradora Cleodileyde Dionísio, o benefício do ID Jovem, ofertado pela Superintendência Especial da Juventude (Superjuv), ajudará a juventude de Malhada dos Bois. “Tenho uma sobrinha de 16 anos e sei o quanto ela quer viajar e conhecer outros lugares. Então, ter essa oportunidade de fazer a carteirinha será bastante positiva, além de nos tornarmos a capital de Sergipe por um dia”, comemorou.
Moradora do município, a prestadora de serviços gerais Gisleide Ferreira aproveitará a passagem do programa para realizar um exame de ultrassom por meio da Carreta da Mulher, atendimento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Fiz uma cirurgia de retirada de pedra na vesícula e, agora, preciso fazer o exame de ultrassom e o transvaginal. Vou aproveitar a oportunidade”, contou.



