
Os coordenadores das 18 Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste se reuniram na manhã desta quinta-feira (5) para receber orientações e conhecer as diretrizes da gestão do novo presidente da entidade, o governador Paulo Dantas.
A reunião ocorreu antes da solenidade de posse da nova diretoria do Consórcio, no Centro de Eventos do Hotel Jatiúca.
O secretário de Estado da Comunicação, Wendell Palhares, representou o governador Paulo Dantas na abertura do encontro com os coordenadores, cujo objetivo foi apresentar as orientações e as novas diretrizes da gestão do governador Paulo Dantas à frente da presidência do Consórcio Nordeste em 2026.
Para o secretário, Alagoas vive um momento importante ao assumir protagonismo na região. Palhares ressaltou que as Câmaras Temáticas do Consórcio contam com representantes de diversas secretarias estaduais, o que fortalece o diálogo e contribui para a unificação de propósitos.
-20.jpg)
“Você tem no Consórcio Nordeste uma diretoria executiva que cumpre o papel de representar e acompanhar essas ações”, explicou Wendell Palhares.
Ele destacou ainda que o próprio Consórcio Nordeste tem feito diversas viagens e missões internacionais que vêm trazendo resultados positivos, contribuindo para que a região Nordeste se destaque no Brasil, tanto no crescimento econômico quanto na inovação.
O secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, afirmou que o objetivo do governador Paulo Dantas é não apenas acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelas Câmaras Temáticas, mas também estabelecer uma dinâmica alinhada ao modelo de gestão adotado no Governo de Alagoas.
“Nós já tivemos reuniões de seis câmaras temáticas ontem (quarta-feira), com a participação do governador em todas elas, e hoje fazemos este encontro com todas as câmaras temáticas para orientar a dinâmica de sua gestão”, explicou.
-21.jpg)
Segundo Gabas, o governador Paulo Dantas está bastante empenhado em garantir que as Câmaras Temáticas não apenas deem continuidade aos trabalhos desenvolvidos em 2025, mas também intensifiquem suas ações em 2026.
“Temos um ano atípico, um ano eleitoral, com prazos reduzidos e mais apertados, mas nosso grande esforço é fazer com que o Consórcio continue cumprindo suas tarefas, executando suas funções, cuidando de seus arranjos administrativos, de gestão e das melhores práticas”, afirmou.
A secretária de Estado da Governança, Poliana Santana, também participou da reunião dos coordenadores das Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste. Na ocasião, apresentou o modelo de governança implantado pelo governador Paulo Dantas em Alagoas, que deverá ser adotado durante sua presidência no Consórcio.
“Ele propôs levar o modelo de governança corporativa implantado em Alagoas para dentro do Consórcio Nordeste”, destacou.
-18.jpg)
“O papel da Secretaria de Governança Corporativa é atuar como se fosse um Conselho de Administração. O modelo de governança do Estado de Alagoas é inspirado no setor privado, onde cada secretário é considerado como um CEO e precisa prestar contas dos seus resultados ao Governo do Estado”, esclareceu Poliana.
A secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Lídia Poliana, também participou do encontro, representando a coordenação da Câmara Temática de Esportes.