
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta sexta-feira (6), o resultado das inscrições homologadas para a 3ª edição do programa de intercâmbio Daqui pro Mundo. Dos 949 estudantes inscritos, 771 avançam para a próxima etapa, que consiste na aplicação da prova de proficiência em Língua Inglesa. Os resultados detalhados podem ser consultados no portal oficial: selecao.educacao.al.gov.br .
O balanço final das inscrições aponta um forte engajamento em todo o estado, com destaque para a 5ª Gerência Especial de Educação (GEE), com sede no município de Arapiraca, que registrou 154 inscritos e para as 1ª e 13ª GEEs, em Maceió e região metropolitana, que juntas somaram 179 candidatos.
Rigor na seleção
Nesta fase, 178 inscrições foram indeferidas por não cumprirem as exigências rigorosas do edital. Entre os principais motivos de eliminação estão, notas em Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa abaixo da média 8,0 exigida; não apresentação de documentos obrigatórios (RG e CPF); candidatos com idade inferior a 16 anos; registro de reprovação em anos anteriores; e a falta de anexação das declarações escolares obrigatórias.
"A homologação é uma etapa de justiça com o programa. O intercâmbio é um prêmio à excelência e ao cumprimento das normas. Os 771 alunos que seguem no processo já demonstraram um alto nível de compromisso com a vida escolar", destaca a equipe a gerente Especial de Programa e Projetos na Rede Estadual da Seduc, Suely Silva.
O programa ofertará 150 vagas distribuídas estrategicamente entre as Gerências Especiais de Educação (GEEs), respeitando o quantitativo de matrículas de cada região. As 1ª e 13ª GEEs, em Maceió e região metropolitana, lideram com 32 vagas, seguida da 5ª GEE, em Arapiraca com 23 vagas, a 2ª GEE com 15 vagas e as demais gerências com distribuição proporcional ao número de matrículas.
Próximos passos
Agora, os 771 estudantes homologados devem focar na preparação para a prova de inglês, que ocorre no dia 22 de fevereiro. Antes disso, na quarta-feira, 11 de fevereiro, a Seduc divulgará os locais de prova.
O Daqui pro Mundo consolidou-se como a maior política de mobilidade internacional de Alagoas, oferecendo 30 dias de imersão total na Inglaterra com tudo custeado pelo Estado, incluindo uma bolsa-auxílio de R$ 3.600,00 por aluno.