
O técnico de enfermagem Roque Fábio dos Santos, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Arapiraca, foi o único profissional de Alagoas a integrar a equipe de mais de 380 especialistas treinados pela Força Nacional do SUS em Salvador, entre os dias 4 e 6 de fevereiro. O curso de Capacitação em Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), um dos principais do país na área, preparou equipes multissetoriais para a resposta integrada a desastres e grandes acidentes.
O curso de Capacitação em Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), promovido pela Força Nacional do SUS, reuniu profissionais de saúde, bombeiros, defesa civil e forças de segurança de diversos estados no Gran Hotel Estela Mares.
O treinamento intensivo abordou desde os fundamentos da resposta integrada até situações especiais como desastres em multidões (Carnaval, estádios), QBRNE (Químico, Biológico, Radiológico, Nuclear e Explosivos), desmoronamentos e inundações. A programação incluiu módulos teóricos sobre comando e controle, utilizando o Sistema de Comando de Incidentes (SCI/SCO), regulação, triagem, montagem de Posto Médico Avançado/Área de Classificação de Vítimas (PMA/ACV) no local, gestão de óbitos e preparação hospitalar.
Além das aulas, um simulado realístico no Farol da Barra testou os conhecimentos dos participantes. A cena simulou um acidente grave envolvendo um trio elétrico descontrolado, com centenas de vítimas, exigindo a ativação completa da cadeia de atendimento: triagem, regulação, transporte seguro e articulação com hospitais da região. O exercício contou com a integração de instituições como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Bombeiro Militar, SAMU, Defesa Civil, Polícia Científica e o Grupamento Aéreo (GRAE).
Preparação para o pior
Com graduação em Gestão em Saúde Pública e pós em Vigilância Sanitária, Roque Fábio dos Santos atua no serviço de motolância e destacou a importância da experiência. “Pra mim foi um privilégio estar representando o Samu de Arapiraca-AL em um curso de capacitação a nível nacional pela FNS, em que me sinto preparado e capacitado para qualquer evento, seja ele um incidente de natureza física, química, biológica, e que estarei sempre à disposição da FNS, quando for convocado”, afirmou.
O coordenador da Central do Samu de Arapiraca, Luiz Henrique de Castro Santos, enalteceu a participação do profissional. “É muito bom acompanhar a participação do Roque no Programa Força do SUS na Bahia, pois ele demonstra grande preparo e profissionalismo. Isso mostra a importância de ter servidores capacitados para atuar em Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV). Profissionais como ele fazem toda a diferença na resposta rápida e eficiente em situações de grandes acidentes”, reforçou.