
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) informa que estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Festival MegaCities ShortDocs, iniciativa internacional que promove a visibilidade de soluções urbanas de impacto por meio do audiovisual. As inscrições vão até 18 de fevereiro de 2026, por meio do site oficial do festival.
Com o apoio da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto) e em parceria com o Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto), a organização brasileira da premiação lançou, este ano, a Categoria Especial de Melhor Curta em Solução de Impacto, destinada a negócios de impacto socioambiental positivo que desenvolvam soluções inovadoras e estejam cadastrados no Cadimpacto.
Empreendimentos localizados na Região Metropolitana de Maceió, com atuação voltada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 (Consumo e Produção Responsáveis), estão convidados a participar, produzindo curtas-documentários de até quatro minutos que apresentem a solução proposta, sua inovação, relevância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o impacto gerado na comunidade ou no ambiente urbano.
Os participantes têm a chance de concorrer a prêmios em dinheiro, reconhecimento internacional e até experiências exclusivas, como convite ao Festival de Cinema de Cannes, apoio à produção e exibição em canais parceiros.
A iniciativa é voltada a empreendimentos localizados exclusivamente nos estados integrantes do Simpacto (AL, CE, ES, PE, RN) e que atuem nas respectivas regiões metropolitanas.
A Superintendência de Desenvolvimento e Sustentabilidade da Sedics segue como ponto de apoio para auxiliar negócios alagoanos na preparação de suas inscrições, oferecendo orientação sobre os critérios de participação e articulação de parcerias que possam fortalecer as propostas audiovisuais e ampliar a visibilidade das soluções desenvolvidas no estado.
“Temos o compromisso de fortalecer os negócios de impacto em Alagoas, ampliando o acesso a oportunidades nacionais e internacionais. Essa nova categoria do festival é uma vitrine estratégica para soluções inovadoras que geram impacto socioambiental positivo, e estamos à disposição para orientar e apoiar os empreendimentos interessados em participar, desde a inscrição até o fortalecimento das suas propostas”, destaca a superintendente de Desenvolvimento e Sustentabilidade, Camila Marinho.