
Com a proximidade do período carnavalesco, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa IST/Aids, intensificou as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Verão Sergipe, realizado nesta sexta-feira, 6, no município de Pirambu. A iniciativa levou orientações, materiais informativos e a disponibilização de preservativos masculinos e femininos ao público presente.
Ao todo, a SES repassou aos municípios sergipanos 691.776 preservativos masculinos, 184.002 preservativos femininos e 432.400 unidades de gel lubrificante. Além desses insumos, também são disponibilizados porta-preservativos, que podem ser utilizados para guardar documentos, bem como ventarolas, ampliando as estratégias de prevenção e conscientização junto à população. Os materiais garantem o acesso da população aos métodos de prevenção nos serviços de saúde e nas ações desenvolvidas em todo o estado, especialmente em períodos de maior circulação de pessoas como o Carnaval.
O secretário de Estado da Saúde, Jardel Mitermayer, ressaltou que a prevenção é uma das principais estratégias de cuidado com a saúde pública, sobretudo em grandes eventos. “Levar informação, orientação e garantir o acesso aos métodos de prevenção é fundamental para reduzir os riscos de infecções sexualmente transmissíveis. Nosso compromisso é estar cada vez mais próximo da população, promovendo ações que reforcem o cuidado, a responsabilidade e a saúde coletiva”, destacou.
Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, Almir Santana, eventos populares como o Verão Sergipe e o carnaval favorecem o aumento do fluxo de pessoas e a formação de novos relacionamentos, inclusive afetivos e sexuais. “O primeiro passo para que a pessoa use a camisinha é ter acesso fácil a ela. Se alguém precisar procurar um preservativo à meia-noite e não encontrar, a chance de não utilizar é grande. Por isso, a campanha leva a prevenção até onde as pessoas estão”, ressaltou.
Conscientização
As ações têm o objetivo de garantir que os preservativos estejam disponíveis nos locais de maior circulação durante os eventos, aliados às orientações educativas, contribuindo para a ampliação da conscientização sobre a importância do uso da camisinha nas relações sexuais. Além disso, o evento também contempla atividades esportivas ao longo do dia, promovendo a sensibilização de diversos públicos.
O empresário Rafael Dantas, foi curtir o Verão Sergipe e destacou a importância da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis. “O preservativo é um dos meios de prevenção que assegura uma relação sexual segura. Por isso, acho a iniciativa uma maneira muito importante de reforçar a conscientização”, disse.
Já o aposentado Genivaldo Silva aproveitou o evento ao lado de sua esposa e contou que ações como essa são fundamentais para informar a população. “A prevenção é o melhor meio de prevenir contra doenças e por isso as pessoas precisam entender que a camisinha é um método seguro e eficaz contra as ISTs”, contou.





