
O Governo de Sergipe apresentou, nesta segunda-feira, 9, duas obras consideradas estratégicas para o desenvolvimento do estado durante reunião na Casa Civil da Presidência da República, em Brasília. O governador Fábio Mitidieri, acompanhado do senador Alessandro Vieira, foi recebido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, para defender a inclusão da Adutora do Leite e da segunda ponte Aracaju–Barra dos Coqueiros no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O encontro teve como foco a articulação institucional para viabilizar investimentos estruturantes nas áreas rodoviária, hídrica e logística. Segundo o governador, a agenda integra um esforço contínuo de articulação federativa para assegurar a execução de projetos considerados essenciais ao desenvolvimento econômico, à integração territorial e à melhoria da qualidade de vida da população sergipana.
“Um dia muito importante, trazendo duas pautas fundamentais para Sergipe: a Adutora do Leite e a nova ponte Aracaju–Barra, com todo o seu complexo viário. Nosso pleito foi a inclusão dessas duas obras no PAC do Governo Federal. Fomos muito bem recebidos pelo ministro Rui, que gostou das iniciativas, e acreditamos que já no mês de março teremos boas novas para o nosso estado”, afirmou Fábio Mitidieri.
Ainda de acordo com o chefe do Executivo estadual, a expectativa é que os projetos avancem rapidamente. “Se Deus quiser, Sergipe vai receber dois grandes presentes no mês de março, com a presença do presidente Lula no nosso estado”, completou.
O senador Alessandro Vieira reforçou o otimismo quanto ao andamento das propostas. “A expectativa é receber em Sergipe o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já para o anúncio da resposta do Governo Federal. Os projetos estão bem estruturados, foram preparados pela equipe técnica do Governo do Estado, e a receptividade foi muito positiva. A expectativa é que o povo de Sergipe receba uma grande notícia já no mês de março”, destacou.
Adutora do Leite
A Adutora do Leite é um empreendimento voltado à segurança hídrica do alto sertão sergipano e ao fortalecimento da principal cadeia produtiva da região: a pecuária leiteira. O sistema foi projetado para garantir água em quantidade e qualidade adequadas para a dessedentação animal, reduzindo a dependência de carros-pipa e minimizando os impactos das estiagens prolongadas.
O projeto prevê a implantação de 123 quilômetros de adutoras, com a construção de 22 reservatórios, quatro estações elevatórias de água bruta e pontos de distribuição que atenderão diretamente produtores rurais dos municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória. A água será captada na Barragem do Xingó, no Rio São Francisco, utilizando infraestrutura já existente, com ampliação e modernização do sistema.
Com investimento estimado em R$ 618,2 milhões, a Adutora do Leite beneficiará diretamente cerca de 23 mil famílias ligadas à atividade agropecuária e aproximadamente 265 mil animais, além de gerar impactos indiretos sobre a saúde pública, a segurança alimentar e a geração de renda no semiárido sergipano. O projeto encontra-se em fase avançada, com edital de licitação publicado e sessão pública prevista para fevereiro de 2026 .
Nova ponte Aracaju–Barra
A segunda ponte Aracaju–Barra dos Coqueiros é considerada uma das principais obras de mobilidade urbana da região metropolitana. O empreendimento prevê a construção de uma ponte estaiada sobre o Rio Sergipe, com 1.452,5 metros de extensão e 24,2 metros de largura, incluindo um vão central estaiado de 242,1 metros. Além da travessia, o projeto contempla um complexo viário estruturante, com a implantação de três viadutos ao longo da Avenida Delmiro Gouveia, no bairro Coroa do Meio, em Aracaju, além de acessos completos com pistas de rolamento, passeios e ciclovias. A nova ponte conectará a Avenida Delmiro Gouveia à Rodovia José de Campos, na Barra dos Coqueiros, criando um novo eixo de circulação e reduzindo a sobrecarga da atual Ponte Construtor João Alves.
A obra tem investimento estimado em R$ 1,117 bilhão e está integrada ao Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves, atualmente em execução pelo Governo do Estado. A expectativa é reduzir congestionamentos, melhorar os tempos de deslocamento e fortalecer a mobilidade urbana e regional, acompanhando o crescimento populacional acelerado de Barra dos Coqueiros, que registrou aumento de cerca de 66% entre 2010 e 2022.







