
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), institui, oficialmente, nesta quinta-feira, 12, às 8h, no 26º andar do Edifício Estado de Sergipe (Edifício Maria Feliciana), localizado na Travessa Baltazar Góis, nº 86, Centro, a Escola Estadual do Sistema Único de Assistência Social de Sergipe (ESUAS/SEASIC) – Núbia Marques. Instaurada pela Lei nº 9.849/2025 a instituição atuará como unidade técnica vinculada à secretaria.
A iniciativa marca um avanço estratégico na consolidação da assistência social como política pública estruturante, permanente e essencial para a garantia de direitos no estado, fortalecendo a capacidade do Estado e dos municípios de ofertar serviços com qualidade, eficiência e responsabilidade técnica.
Para a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, a criação da Escola representa um marco histórico para o SUAS em Sergipe. “A ESUAS reafirma o compromisso do Governo do Estado com a qualificação dos trabalhadores e com o fortalecimento da política de assistência social. Investir em formação permanente é garantir serviços mais humanizados, técnicos e eficientes para quem mais precisa”, destacou.
Formação e fortalecimento do SUAS
A ESUAS/SEASIC Núbia Marques oferecerá formação continuada, educação permanente e qualificação profissional para trabalhadores da rede socioassistencial governamental e não governamental, com níveis de escolaridade fundamental, médio e superior, além de gestores públicos e representantes do controle social.
Além disso, a Escola contará com estrutura física e tecnológica adequada para a realização de cursos, capacitações, seminários, encontros técnicos, transmissões por cast e produção de conteúdos formativos, consolidando-se como espaço permanente de fortalecimento institucional do SUAS em Sergipe.
Entre os principais objetivos da Escola do SUAS estão o fortalecimento dos direitos socioassistenciais, a qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, o aprimoramento do trabalho técnico, o desenvolvimento de competências profissionais, o fortalecimento do controle social, a promoção da troca de experiências, a valorização das demandas dos usuários e o estabelecimento de parcerias com instituições de ensino superior.
Com a ESUAS, Sergipe avança na construção de uma política de assistência social cada vez mais qualificada, integrada e comprometida com a garantia de direitos da população.
Homenagem a Núbia Marques
A Escola do SUAS/SEASIC recebe o nome de Núbia Marques em reconhecimento à sua trajetória de dedicação à política pública de assistência social em Sergipe. Referência na construção, defesa e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, Núbia Marques teve atuação marcada pelo compromisso com a garantia de direitos, a valorização dos trabalhadores do SUAS e o fortalecimento do controle social.
Dar seu nome à Escola representa o reconhecimento institucional de uma trajetória construída com responsabilidade técnica, ética, compromisso público e respeito à população em situação de vulnerabilidade social, reforçando a assistência social como política essencial e orientada pela justiça social.
Serviço:
O quê: Instituição da Escola Estadual do SUAS
Quando: quinta-feira, dia 11, às 8h
Onde: 26º andar do Edifício Estado de Sergipe (Edifício Maria Feliciana), localizado na Travessa Baltazar Góis, nº 86
Contato: 79 3225-9800 – Secom Governo do Estado