
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) promoveu, na quinta-feira (12), uma ação do Programa Celular Seguro no Shopping Pátio Maceió, com o objetivo de ampliar a divulgação da iniciativa e orientar a população sobre a recuperação de aparelhos roubados ou furtados.
A ação aconteceu em um ponto montado em frente à Game Station, onde equipes do programa distribuíram panfletos informativos e orientaram os frequentadores do shopping. No local, as pessoas também puderam verificar se seus aparelhos estavam entre os já recuperados pela SSP.Além do atendimento ao público, a ação contou com a participação da banda de música do programa Ronda no Bairro, que animou os corredores do shopping com músicas de frevo.

Durante o “bloquinho”, os agentes também distribuíram panfletos, reforçando as informações sobre como funciona o Celular Seguro e a importância do registro do Boletim de Ocorrência.A iniciativa chamou a atenção de quem passava pelo local e até de quem já foi beneficiado pelo programa. Foi o caso da vendedora, Sheila Fernanda, que fez questão de procurar os agentes para compartilhar sua experiência.Segundo ela, o celular foi perdido em 2019 e, com o passar do tempo, já tinha perdido a esperança de recuperá-lo.
No entanto, no ano passado, recebeu um contato da SSP informando que o aparelho havia sido localizado.“Recebi uma mensagem via WhatsApp do Celular Seguro e entrei em contato para pegar mais informações. Aí consegui recuperar meu aparelho. Foi muita alegria, já postei até nas minhas redes sociais sobre isso”, relatou.

A gerente do Programa Celular Seguro, Hana Coelho, destacou que o sucesso da iniciativa depende da colaboração da população. Ela reforçou a importância de registrar o Boletim de Ocorrência em caso de roubo ou furto, informando o número do IMEI do aparelho, dado essencial para possibilitar a identificação e a devolução do bem.A sargento também orientou que vítimas de roubo ou furto acessem o site oficial da SSP ( seguranca.al.gov.br ) para verificar se o aparelho já foi recuperado.
“É fundamental que as pessoas registrem o BO com o número do IMEI. Isso aumenta significativamente as chances de recuperação. E quem já registrou pode consultar o site da SSP para saber se o celular está entre os aparelhos recuperados”, ressaltou.
O Programa Celular Seguro integra as estratégias da Segurança Pública para combater o comércio ilegal de aparelhos e devolver os celulares aos seus verdadeiros proprietários, fortalecendo a conscientização e a prevenção contra esse tipo de crime.