
O Governo de Sergipe realizou o primeiro famtour de 2026. Promovida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), a visita de familiarização do destino contou com nove agentes de viagens, parceiros das operadoras Agaxtur, vindos de São Paulo. Durante cinco dias, de 9 a 14 de fevereiro, o grupo conheceu inúmeros atrativos turísticos do estado, com o objetivo de vender o destino Sergipe com mais propriedade.
A secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, destaca a importância de receber o primeiro grupo de agentes de viagens para esse novo famtour em Sergipe já no segundo mês do ano e durante o verão, que equivale à alta temporada. Segundo ela, essa ação é estratégica e extremamente necessária para o fortalecimento do turismo sergipano, pois permite que profissionais do setor vivenciem de perto tudo o que o estado tem a oferecer – dos encantos naturais únicos, com destaque para o turismo sol e praia, e também fluvial, passando pelas riquezas históricas e culturais, além da gastronomia e do turismo religioso.
“Quando um agente conhece o destino, ele vende com mais propriedade, com mais profissionalismo e eficiência. É exatamente isso que queremos: transformar esses profissionais em verdadeiros embaixadores de Sergipe, promovendo nosso estado de forma qualificada e impactante em um dos mais importantes mercados emissores de turistas do Brasil”, ressaltou Daniela Mesquita. A secretária considera que ao investir em iniciativas como esta, o governo abre portas para ampliar o fluxo turístico, gerar emprego, movimentar a economia local e colocar Sergipe cada vez mais em destaque no cenário nacional do turismo.
Os agentes de viagens parceiros da Agaxtur Operadora vieram de São Paulo, capital, e dos municípios paulistas de Santos, Paulínia, Sorocaba, Indaiatuba, Salto e Itu. Eles visitaram diversos pontos turísticos de Sergipe. Em Aracaju, fizeram um city tour com direito a conhecer a Orla da Atalaia, os mercados centrais, o Museu da Gente Sergipana e o Largo da Gente Sergipana, além de um passeio pelo Rio Sergipe. No interior, os agentes foram a Estância, no litoral sul sergipano, onde conheceram a Lagoa dos Tambaquis e a Praia do Saco. Também estiveram em Canindé de São Francisco, onde vivenciaram as experiências do Cânion de Xingó, o quinto maior cânion navegável do mundo.
Experiência surpreendente
Os profissionais destacaram a experiência positiva de conhecer o destino de perto e reforçaram o potencial do estado para o mercado nacional. Para o executivo de Contas da Agaxtur Operadora, Leandro Valentini, que visitou Sergipe pela primeira vez, a experiência foi surpreendente. Ele ressaltou especialmente os atrativos culturais e gastronômicos, além das belezas naturais, como o Cânion de Xingó. “Surpreendeu bastante pela beleza natural que existe lá. Foi muito bacana”, afirmou. Leandro também elogiou a hospitalidade sergipana, classificando-a como super receptiva, educada e perfeita.
Segundo ele, a parceria da operadora com o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, é essencial para que agentes conheçam melhor o destino. “É super importante abrir as portas para os agentes de viagem conhecerem os passeios e saberem vender melhor, direcionando o que o passageiro realmente procura”, destacou.
Também na primeira visita ao estado, a agente de viagens Cíntia Yoshida Nakayama, da RL Viagens, de Indaiatuba (SP), disse estar encantada com a experiência. Atuando no turismo desde 2001 e novamente como agente desde o ano passado, ela reforçou a importância de vivenciar o destino para transmitir segurança ao cliente. “Nada como conhecer o destino in loco para ter segurança e passar os detalhes ao passageiro. A internet ajuda, mas o atendimento humano e o brilho nos olhos fazem a diferença”, afirmou.
Cintia também destacou a receptividade desde a chegada ao aeroporto e elogiou o clima, a cultura e as paisagens naturais. Para ela, Sergipe reúne um mix atrativo de cultura e natureza em um só lugar. “Fiquei muito encantada. Vou apresentar Aracaju e Sergipe com muito mais segurança, e tenho certeza de que vou trazer muitos turistas para cá”, garantiu, mencionando ainda o impacto positivo da visita ao Cânion de Xingó.
Quem também esteve em Sergipe pela primeira vez foi a empresária Camila Rojas, proprietária da agência Cadê as Malas?. Ela afirmou que o destino Sergipe superou as expectativas dela. “Os passeios são lindos, e o destino realmente me surpreendeu”, relatou. Camila destacou ainda a cordialidade e a disposição dos sergipanos em ajudar. “São muito receptivos e atenciosos”, pontuou. Para ela, a vivência prática fortalece a venda do destino. “Quando você conhece e vivencia, é muito mais fácil vender. Você sabe do que está falando, pode dar dicas e sugestões com propriedade. Viver a experiência é sempre muito valioso para o agente de viagem”, concluiu.
Parceria forte
A parceria entre a Setur, a Emsetur e a Agaxtur Operadora vem se fortalecendo cada vez mais com ações constantes e diferenciadas. Este ano, além desse famtour, foi realizado um roadshow em São Paulo, nos dias 11 e 12 de fevereiro. Os agentes de viagens paulistas foram capacitados pela guia de turismo e turismóloga Naime Melo, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE). O objetivo foi reforçar a estratégia de promoção turística e de fortalecimento do relacionamento com mercados emissores de turistas, a partir da qualificação como ferramenta para ampliar o fluxo de visitantes ao estado.
No ano passado, entre os dias 25 e 29 de agosto, a influenciadora digital e apresentadora de turismo Patty Leone desembarcou em Aracaju a convite do Governo do Estado, por intermédio da Setur, em parceria com a ABIH/SE e a Agaxtur Operadora. A comandante do programa “Mala Pronta”, da TV Jovem Pan News, esteve em Sergipe pela primeira vez para conhecer os principais pontos turísticos e gravar um especial sobre o estado para o programa dela. À época, ela se declarou surpresa com a diversidade de atrativos, destacando a receptividade calorosa dos sergipanos como um dos pontos mais marcantes da viagem.





