
A Polícia Militar prendeu 245 pessoas após a conclusão de mais uma fase da Operação Impacto contra o tráfico de drogas no estado de São Paulo. A ação foi deflagrada em parceria com departamentos da Polícia Civil, e ainda resultou na apreensão de 63 menores e no recolhimento de mais de 250 quilos de drogas.
Centralizada na Coordenadoria Operacional da Polícia Militar (Coordop), essa operação foi estrategicamente realizada na véspera do Carnaval para reforçar o compromisso em combater o tráfico, crime que fomenta outros delitos, como furtos, roubos e lavagem de dinheiro, além de causar graves impactos sociais e familiares.
LEIA TAMBÉM: Operação Impacto contra o tráfico: em 12 horas, 35 são presos em todo o estado de SP
Todas as tropas da PM, incluindo os Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baep), Força Tática, Comando de Choque e Radiopatrulha, entre outras, foram empenhadas na ação. Cada unidade atuou conforme planejamento operacional específico, com o objetivo de obter flagrantes e fechar pontos de venda de drogas.
O núcleo de drones Olho de Águia, do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), também participou da missão. O uso da tecnologia auxiliou no monitoramento em tempo real e ampliou a capacidade de execução das estratégias operacionais.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil desmonta laboratório de maconha no interior de SP
A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e do Departamento de Operações Estratégicas (Dope), também prestou apoio à operação.
Ao todo, 245 pessoas foram presas e 63 menores apreendidos, além da apreensão de 140,5 quilos de maconha, 47,6 quilos de cocaína, 17,5 quilos de crack e 58,9 quilos de outras drogas. As polícias ainda recolheram nove armas de fogo ilegais e apreenderam R$ 34 mil.
LEIA TAMBÉM: Polícia Militar de SP descobre ‘casa bomba’ após denúncia anônima em Limeira
“Esses números demonstram a operacionalidade da Polícia Militar, a integração com a Polícia Civil, que participou ativamente dessa operação, à véspera do Carnaval, dando um duro golpe no tráfico de drogas”, destacou o coronel Carlos Lucena, comandante da Coordop. “Esses resultados vão potencializar a redução dos indicadores criminais em todo estado de São Paulo”, concluiu.
As ações se deram após as equipes de inteligência realizarem um levantamento que identificou endereços apontados como pontos de venda de drogas. Eles foram os principais alvos das diligências.
LEIA TAMBÉM: Operação policial prende 9 integrantes de rede de tráfico no Vale do Paraíba
Também foram realizados flagrantes de posse ou comercialização de entorpecentes. Além disso, a Polícia Militar Rodoviária intensificou o monitoramento de possíveis rotas de transporte de substâncias ilícitas nas rodovias paulistas.