
A Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo do Estado de São Paulo reforça a segurança das mulheres durante o Carnaval na capital paulista com uma série de ações articuladas de proteção e acolhimento.
As ações de conscientização e divulgação do movimento SP Por Todas começaram desde o pré-Carnaval e seguem intensificadas durante os dias de folia. A faixa do movimento SP Por Todas percorreu toda a avenida do Sambódromo nesta sexta (13) e sábado (14) nos desfiles das escolas de samba levando a mensagem de segurança para todas as mulheres. A partir deste domingo (15), a bandeira do SP Por Todas estará no trajeto dos blocos pelas ruas da capital.
Equipes da secretaria também estão presentes nos blocos de rua da capital, levando a bandeira do movimento e mensagens de conscientização, combate ao assédio sexual e proteção às mulheres. Nesta tarde, elas estarão no bloco Let’s Rock, a partir das 13h, na Vila Romana, zona oeste. Além disso, também distribuem panfletos do protocolo Não se Cale, adesivos e incentivam o uso do aplicativo Mulher Segura, que permite o registro de boletins de ocorrência 24h. O app conta ainda com botão do pânico, que pode ser acionado por mulheres com medidas protetivas que precisem de ajuda imediata.

“Carnaval é momento de festa, mas isso não significa que tudo é permitido. Respeito é fundamental, e nenhuma mulher deve ser alvo de assédio ou qualquer forma de violência. Nosso compromisso é oferecer acolhimento e agir prontamente sempre que houver necessidade”, destaca a secretária de Políticas para a Mulher, Dra. Adriana Liporoni.
No sambódromo, mulheres vítimas de qualquer tipo de violência puderam contar com atendimento especializado da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Móvel no Sambódromo, com equipes preparadas para ouvir as vítimas, registrar ocorrências e encaminhá-las, quando necessário, a uma delegacia física ou a outros serviços, como o Instituto Médico Legal (IML). Além disso, o Ônibus SP Por Todas ofereceu acolhimento, orientação e encaminhamento para mulheres que precisaram de apoio durante os desfiles das agremiações. .
[Post Instagram]
A proteção das mulheres é prioridade das forças de segurança durante o Carnaval. Nos blocos, policiais militares femininas realizam o acolhimento imediato de vítimas de importunação sexual, em atuação integrada com a Cabine Lilás do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), responsável pelo monitoramento de ocorrências de violência contra a mulher. Paralelamente, a Polícia Civil intensifica o combate à violência de gênero com o reforço da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Móvel .

SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres e fortalecer a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira. Entre as soluções estão o aplicativo SP Mulher Segura, que conecta a mulher diretamente à polícia em casos de risco, além da ampliação de serviços especializados em todo o estado.

[Post Instagram]