
Instituições públicas e iniciativa privada de mãos dadas em defesa do meio ambiente. Uma união que levou até a Praia do Francês, em Marechal Deodoro, uma ação de conscientização ambiental. O Governo de Alagoas, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), participou do projeto Praia 10 Lixo Zero, iniciativa da Organização Arnon de Melo com o objetivo de sensibilizar banhistas, ambulantes e turistas sobre a importância de preservar o litoral, incentivando atitudes simples que contribuem para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade marinha.
Foram distribuídas sacolas biodegradáveis e lixeiras para carro, além de realizadas abordagens educativas junto à comunidade e aos comerciantes da orla, que transmitiram informações sobre a importância da preservação ambiental. O gerente de Educação Ambiental do IMA/AL, Ykson Emery, destacou o quanto essas iniciativas são importantes para unir a gestão pública e a iniciativa privada na defesa do meio ambiente.
“Unidos, pudemos levar à sociedade a valiosa mensagem de que as pessoas não devem jogar lixo na praia. Afinal, a preservação das praias é um dever de todos”, pontuou.

A turista de São Paulo ficou surpresa ao chegar à praia e se deparar com a ação, que une ensinamentos ambientais e alegria, principalmente pela participação dos mascotes Astro e Dorothy.
“Foi bem diferente e divertido. Eles estão distribuindo sacolas, tanto para o carro quanto para colocarmos o nosso lixo. Os mascotes animaram o nosso dia. Então, foi bem legal e bem interativo com o pessoal. A nossa família amou!”, disse Letícia Isabele, analista comercial.

O gerente de Produtos e Negócios Integrados da Organização Arnon de Melo, Beto Oliveira, agradeceu a parceria do Governo de Alagoas na iniciativa.
“Ficamos muito felizes com a contribuição do IMA/AL, por meio da educação ambiental e da conscientização sobre o descarte correto de resíduos nas praias alagoanas. A iniciativa da Organização Arnon de Melo leva à população a mensagem de que ‘Lugar de lixo é no saquinho’, incentivando atitudes simples que contribuem para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade marinha.”

A ação também será realizada neste domingo (22), na Rua Fechada, na Avenida Silvio Viana (canteiro central em frente ao Kanoa Beach Bar), a partir das 9h. Os profissionais levarão ao público orientações sobre boas práticas ambientais e a destinação correta dos resíduos.