});

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou, nessa segunda-feira (22), a solenidade de reabertura do Programa de Preparação para a Reserva. A cerimônia, que marcou o retorno da iniciativa, ocorreu no Quartel do Comando-Geral, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, e reuniu militares da ativa e da reserva em um momento de acolhimento, reconhecimento e valorização da trajetória profissional dos bombeiros militares.
O principal objetivo do programa é auxiliar os militares na preparação para a passagem à inatividade, estimulando a construção de novos projetos de vida para essa etapa. A iniciativa será executada pela Diretoria de Proteção Social (DPS), em conjunto com o Núcleo de Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (NSQVT) do CBMAL, em parceria com a Liga Acadêmica de Semiologia Médica (Lasem) do Centro Universitário Cesmac.
.jpg)
O evento
Durante a solenidade, veteranos da corporação foram homenageados, com destaque para o 2º tenente Casado e o tenente Gouveia, que receberam certificados em reconhecimento aos anos de dedicação e relevantes serviços prestados à corporação.
A programação contou com uma palestra do tenente-coronel Gregório, que apresentou um panorama sobre a evolução histórica e institucional do CBMAL. Em seguida, o comandante-geral da corporação, coronel Sérgio André Verçosa, compartilhou reflexões sobre educação financeira, abordando a importância do planejamento econômico para o período pós-carreira militar.
Encerrando o evento, a palestrante Lucineide dos Santos ministrou a apresentação intitulada “A vida começa quando o apito para”, promovendo uma reflexão sobre propósito, qualidade de vida e novas possibilidades para os militares que ingressam na reserva.
A cerimônia contou com a presença do comandante-geral do CBMAL, coronel Sérgio André Verçosa; do subcomandante-geral, coronel Justo; do diretor de Proteção Social, coronel Leopardi; da chefe do Núcleo de Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (NSQVT), coronel Ana Clara, além de outras autoridades militares da corporação.
O comandante-geral, coronel Sérgio Verçosa, ressaltou a importância da iniciativa para o acolhimento e a preparação dos militares que se aproximam da reserva remunerada. “O programa é importante, pois nos ajuda a despertar para o processo de transição do trabalho para uma nova etapa da vida. Esse gesto mostra que o Corpo de Bombeiros se preocupa não apenas com aqueles que estão no serviço ativo, mas também com os que passaram pela instituição e ajudaram a construir a sua história”, destacou.
.jpg)
Cuidar de quem cuida
O retorno do programa integra o Plano Estratégico da corporação para o quinquênio 2025-2029 e está alinhado à iniciativa estratégica de consolidação da cultura de valorização profissional e de promoção do acolhimento aos militares em processo de transição para a reserva remunerada. A ação representa um marco importante na carreira do militar estadual, exigindo uma transição planejada e estruturada, capaz de assegurar a valorização do patrimônio humano da corporação e a continuidade do bem-estar social e familiar dos profissionais.
Esse cuidado não é uma iniciativa inédita. Em 2013, o CBMAL instituiu o Programa de Acompanhamento para a Reserva (PAR), conduzido por uma equipe multidisciplinar coordenada pela major Katarina. Com resultados expressivos, o programa realizou diversas edições entre os anos de 2013 e 2017, oferecendo suporte e orientação aos militares que se aproximavam da inatividade.
Agora, a corporação retoma e amplia essa importante iniciativa. O programa passa a ter caráter permanente com a promoção de atividades e ações, integrando oficialmente o calendário institucional da corporação.