});
Domingo, 28 de Junho de 2026
24°C 26°C
Maceió, AL

Em 14 anos de atuação, Lei Seca já retirou das ruas quase 16 mil condutores alcoolizados em Alagoas

Número de motoristas dirigindo sob efeito de álcool tem reduzido no estado, com investimentos e ações do Detran/AL

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Alagoas
28/06/2026 às 03h41
Em 14 anos de atuação, Lei Seca já retirou das ruas quase 16 mil condutores alcoolizados em Alagoas
- Arquivo Detran Alagoas
João Victor Barroso / Ascom Detran

Firme na missão de combater a mistura perigosa de álcool e direção, a Operação Lei Seca Alagoas completa 14 anos neste domingo, dia 28 de junho, com a marca de quase 16 mil condutores em situação de alcoolemia retirados das ruas. Unindo blitzes ostensivas e educativas, os agentes de trânsito vêm levando conscientização para todos aqueles que fazem parte do trânsito.

Continua após a publicidade
Anúncio


Desde 2012, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), em parceria com a Polícia Militar (PMAL), vem realizando operações para conscientizar e punir os condutores por conta dos riscos que assumem ao ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica e, em seguida, pegar o volante de um carro ou pilotar uma motocicleta.



Nesses 14 anos, foram executadas 5.575 ações, com 338.690 veículos abordados e 355.603 testes aplicados. O resultado dessas operações foi a retirada das vias, de 15.910 condutores em situação de alcoolemia e a prisão em flagrante de 2.313 pessoas. “A nossa prioridade será sempre salvar o maior número de vidas. Estamos nas ruas todos os dias, em diversos pontos do estado, para evitar que um condutor embriagado cause um acidente, tire a vida de um pai ou de uma mãe e acabe com uma família”, disse o tenente-coronel Eduardo Alex, coordenador da Operação Lei Seca em Alagoas.

Em 2026, de janeiro até maio, os agentes civis e militares realizaram 23.777 testes de etilômetro na abordagem a mais de 22 mil veículos, constatando 950 situações de alcoolemia que resultaram em quase 200 prisões em flagrante.


Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran Alagoas, a trajetória da Lei Seca de Alagoas é motivo de orgulho, e a data em que se comemora 14 anos de atuação serve como um lembrete de que o trabalho não pode parar. “A atual gestão do Detran Alagoas tem investido de forma robusta em tecnologia e equipamentos, para dar aos nossos agentes as melhores condições de atuar com rigor e eficiência. Nossa missão maior não é apenas fiscalizar, mas promover uma mudança de cultura; de comportamento. Cada condutor que retiramos das vias sob efeito de álcool representa uma tragédia evitada e vidas que estamos salvando”, destacou Marco Fireman.

Investimentos em equipamentos Os resultados positivos têm sido possíveis em função do reforço nas ações e dos investimentos em equipamentos realizados pela atual gestão, que incluem novas viaturas, etilômetros ativos e passivos, drones, motocicletas, disponibilização de internet móvel, lombadas e barreiras móveis, além de coletes e equipamentos de proteção individual.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Maceió, AL
24°
Tempo limpo
Mín. 24° Máx. 26°
24° Sensação
4.79 km/h Vento
76% Umidade
37% (0mm) Chance chuva
05h39 Nascer do sol
17h12 Pôr do sol
Segunda
26° 23°
Terça
25° 24°
Quarta
26° 24°
Quinta
26° 24°
Sexta
26° 23°
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,492,65 +0,67%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada