A Secretaria de Educação iniciou, nesta sexta-feira (08), a Avaliação de Fluência com os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental das escolas municipais. A aplicação seguirá até a segunda-feira, dia 11. A ação faz parte da agenda do Programa Escola 10 norteada pelo Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), que objetiva diagnosticar a situação de aprendizagem dos alunos no último ano do ciclo de alfabetização.
O secretário de Educação, Gutto Beltrão, ressaltou a importância da avaliação para o ajuste do planejamento que será trabalhado.
“Essa avaliação é de extrema importância para nos auxiliar no direcionamento para melhorar as práticas de aprendizagem aplicadas em sala de aula, assim como no planejamento a ser trabalhado pelos diretores e coordenadores, juntamente conosco da Semed. A partir dos resultados da avaliação, é possível que novos projetos de reforço, formação de professores e outras ações sejam ampliados. Nosso foco é garantir o desenvolvimento dos nossos alunos”, ressaltou.
A coordenadora geral de ensino, Janice Gonçalves, explicou como funciona o teste.
“A avaliação será feita em sala de aula, de forma individual e, geralmente, dura cerca de 10 minutos. O aluno precisa ler palavras e trechos de textos ao lado de um professor, que gravará o seu desempenho em um aplicativo de celular. Após a realização do teste, o próprio sistema analisa alguns critérios, como fluidez e capacidade de interpretação de texto”, destacou.