A emancipação política do estado de Alagoas só aconteceu em 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania. Depois que o decreto foi assinado, a emancipação representava a independência da região em relação às ordens da Coroa Portuguesa, tendo a possibilidade de firmarem uma Constituição separada.
Alagoas tornou-se um distrito judiciário em 1711 e se separou oficialmente de Pernambuco em 1817 para se tornar uma capitania independente. O decreto foi assinado pelo Rei de Portugal, Dom João VI e esta separação aconteceu devido à importância de Alagoas para a Corte Portuguesa e sua fidelidade em relação ao movimento republicano.
Na capital alagoana, Maceió - AL, as comemorações do feriado estadual do dia 16 de setembro são marcadas por desfiles cívicos, apresentação de bandas marciais e o resgate da cultura alagoana. Na ocasião, a capital recebe diversos turistas e habitantes de outras cidades do estado, que reservam suas passagens de ônibus para aproveitar as atrações turísticas e praias de Maceió.
Segundo a maioria dos historiadores, o desmembramento da região ocupada pelo estado de Alagoas teria sido uma forma de punição da Coroa a Pernambuco por causa da revolução que resultou na Insurreição Pernambucana e um prêmio a Alagoas por não terem aderido ao movimento republicano, em 1817.