Em Rio Largo, o Jornal Online Alagoas encontrou o professor e empreendedor de arte Philype Vieira Sampaio, que leciona arte na escola estadual Francisco Leão, fora da escola, é um empreendeor de mãos habilidosas e confecciona belas artes, feita de jornal e revista, também conhecida como artesanato reciclado, engloba diversas técnicas para transformar esses materiais em itens decorativos e utilitários, incluindo a criação de cestas, caixas e potes com tiras de papel enroladas e coladas, painéis decorativos e colagens usando recortes.
Outra técnica popular é o paper cutting (corte de papel) para fazer peças detalhadas, e o paper bead making (criação de contas de papel) para confecção de bijuterias e outros adornos. Philype Vieira Sampaio, cita os benefícios para o ensino:
O uso de materiais reciclados estimula a imaginação e o desenvolvimento da sensibilidade estética nos estudantes.
É uma ótima maneira de ensinar sobre a reciclagem e o reaproveitamento de materiais.
A manipulação do papel ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e das habilidades manuais dos alunos.
Permite explorar possibilidades de expressão artística que vão além das telas e do barro, mostrando novas formas de arte.
- Essa prática não só estimula a criatividade e as habilidades manuais dos alunos, mas também pode ser uma excelente ferramenta para ensinar sobre sustentabilidade e a importância da reciclagem, afirma Philype Vieira.
Interessados em conhecer o professor e desejar adquirir artes feitas com carinho e profissionalismo pode entrar em contato: (82) 98873-8241