A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vem mobilizando as redes de ensino públicas e privadas e suas respectivas escolas para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. Os alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio participarão da avaliação no período de 20 a 31 de outubro. Professores e gestores também participam respondendo aos questionários contextuais.
O Saeb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem o objetivo de diagnosticar a qualidade da educação básica brasileira. Para sua execução, a Seed vem realizando reuniões com gestores, disponibilizando simulados e desenvolvendo ações de acolhimento e mobilização.
A diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), a professora Joniely Cruz, destaca que “a avaliação fornece um diagnóstico da qualidade da educação básica em Sergipe e no Brasil, servindo como base para o planejamento e aperfeiçoamento das políticas educacionais, pautadas em dados e evidências. Teremos em novembro de 10 a 28/11 o nosso Saese”.
Na Escola Estadual Valnir Chagas, em Aracaju, a preparação para a prova segue de forma intensa. Os estudantes participam de um Aulão Show, que tem como objetivo motivar e orientar os alunos na reta final de estudos. Esses aulões são organizados especialmente nessa etapa final de preparação, e cada edição é planejada de forma diferente, para atrair a atenção dos estudantes e reforçar os conteúdos que serão cobrados na avaliação.
O professor da unidade escolar, Eduardo Rollemberg, destaca a importância desse momento para o bom desempenho nas provas. “Realizamos esse Aulão Show desde 2021, e ele tem sido um sucesso, pois é uma aula diferente da rotina dos estudantes. Isso motiva os alunos e possibilita um aprendizado mais eficaz sobre os conteúdos da prova, de maneira mais interativa, lúdica e divertida”, afirmou.
Para Marina Gabriela Passos Reis, estudante do 9º ano, o aulão é uma forma descontraída e eficaz de aprender. “Na aula, conversamos e discutimos as questões, e isso nos ajuda muito a melhorar na resolução. Além disso, é muito divertido, somos muito empenhados em conseguir bons resultados e essas aulas ajudam bastante ”, destacou.
Unidades escolares das regionais do sul e centro sul, a exemplo da Escola Estadual Gilberto Amado, Estância, Escola Estadual Joaldo Vieira Barbosa e José Conrado, Salgado, Centro de Excelência Dom José Vicente Távora, Tomar do Geru, realizarão aulões e simulados com o público-alvo do Saeb.
Saese
Paralelo ao Saeb, Sergipe também se prepara para a aplicação da quinta edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), nas redes públicas estadual e municipais de ensino. Os instrumentais serão aplicados aos estudantes matriculados nos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio de forma censitária.
Além dos testes, os estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, professores das turmas e dos componentes avaliados, além dos diretores escolares respondem aos questionários contextuais, que contribuem para entender as diferentes realidades e promover melhorias educacionais gerando equidade. Os dados coletados pelo Saese serão essenciais para aferir a qualidade da educação sergipana. Como política pública de estado, o Saese impacta em ações essenciais para melhoria contínua da educação no nosso Estado.