
Em alusão à campanha Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) promoveu o curso de sensibilização do Método Canguru, reunindo profissionais de saúde de diversas áreas que atuam na assistência neonatal.
A unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é referência estadual no Método Canguru desde 2013, com certificação concedida pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a médica neonatologista e coordenadora das Unidades de Cuidados Intermediários Neonatais Convencional e Canguru (UcincO/UcincA) da MACMA, Marivanda Goldard, o curso busca disseminar o método nas unidades neonatais e também ampliar sua aplicação para a atenção básica de saúde, fortalecendo o cuidado ao bebê prematuro e sua família desde os primeiros dias de vida até o retorno ao convívio domiciliar.
“Nosso objetivo é fortalecer as boas práticas de cuidado, qualificando o atendimento para que o bebê seja acolhido de forma integral, não apenas ele, mas também seus pais e toda a rede de apoio familiar. Queremos sensibilizar os profissionais para que o cuidado com o recém-nascido seja cada vez mais humanizado e individualizado”, destacou.
O Método Canguru é uma política nacional de saúde instituída no Brasil desde o ano 2000 e tem como principal objetivo promover um cuidado humanizado e integral ao recém-nascido e sua família. Ele é caracterizado pelo contato pele a pele entre mãe e bebê, trazendo inúmeros benefícios, como melhora da oxigenação, estabilidade da temperatura corporal, redução de episódios de apneia, diminuição do choro, estímulo ao aleitamento materno e fortalecimento do vínculo entre pais, bebês e familiares.
Essa formação multiprofissional é considerada essencial para que a política seja plenamente implementada nas unidades de saúde e para que o cuidado ao recém-nascido prematuro seja cada vez mais humanizado, qualificado e integral. A enfermeira da UTI Neonatal, Luciana Coimbra, também ressaltou a importância da capacitação para o aprimoramento da equipe multiprofissional.
“Esse curso de sensibilização para o Método Canguru é muito importante para toda a equipe multiprofissional, não só para mim, mas para que possamos oferecer um atendimento de qualidade para nossas mãezinhas, pacientes e pais que fazem parte da nossa UTI Neo. Esse curso é um divisor de águas, porque nos ajuda a ter mais preparo na assistência e a garantir um cuidado de mais qualidade aos nossos recém-nascidos prematuros”, afirmou Luciana.
Além das atividades teóricas, os participantes também vivenciaram duas oficinas práticas: uma intitulada “Sentidos”, que coloca os alunos na perspectiva de um bebê prematuro internado na UTI Neonatal, e outra sobre aleitamento materno, abordando as melhores práticas de apoio à amamentação.