
A última noite do Conversações de Além-Mar 2025 transformou o Convento das Mercês em um grande ponto de encontro entre leitores, ideias e histórias, reunindo, nesta quarta-feira (19), um público expressivo para o encerramento da programação.
Realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) e da Casa do Autor Maranhense, o evento concluiu sua edição deste ano celebrando a literatura em língua portuguesa e fortalecendo o diálogo entre escritores e leitores.
A convidada da noite foi a escritora Letícia Wierzchowski, autora de A Casa das Sete Mulheres, romance que alcançou projeção nacional e internacional e se tornou um dos títulos brasileiros mais adaptados e reconhecidos nas últimas décadas.
Em sua palestra, a autora comentou seu processo criativo, a construção de personagens e o papel da memória e da subjetividade na elaboração de narrativas, conduzindo uma conversa marcada por sensibilidade e forte adesão do público.
“É uma grande alegria estar aqui, nessa cidade maravilhosa, linda demais e cheia de histórias para serem contadas”, afirmou Letícia.
A mediação foi realizada por Ceres Murad, que dialogou com a escritora sobre sua trajetória, influências e sobre como sua obra se insere no cenário contemporâneo da literatura brasileira.
A noite também marcou o lançamento do novo livro de Letícia Wierzchowski, “por onde o tempo passa”, seguido de sessão de autógrafos no Salão Portugal, momento que aproximou ainda mais a autora de seus leitores.
Ao avaliar o encerramento do evento, o presidente da FMRB, Kécio Rabelo, destacou a importância da iniciativa para o cenário cultural do estado.
“Encerramos o Conversações de Além-Mar. Foram dois dias muito intensos de debate, de troca de experiências. Um verdadeiro intercâmbio cultural e literário que coloca o Maranhão no centro das discussões literárias dos países de língua portuguesa. Ano que vem tem mais”, afirmou.
Com duas noites de auditório cheio e nomes de destaque da lusofonia, o Conversações de Além-Mar reforça seu papel como uma das principais iniciativas literárias do Maranhão, ampliando o intercâmbio cultural e promovendo a circulação da literatura em língua portuguesa.