
A Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), está realizando uma série de treinamentos para as formações dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil. Nos dias 18 e 19 de novembro, as qualicações ocorreram na comunidade da barragem, no município de Piracuruca, e na Associação de Catadores de Marisco, em Ilha Grande, no norte piauiense.
As ações fazem parte do projeto Rede Colaborativa de Monitoramento Participativo, que investe na instalação de pluviômetros comunitários para incentivar o monitoramento de chuvas em áreas vulneráveis.

Segundo a assistente social da Defesa Civil, Lea Macedo, ao todo, foram formadas 44 pessoas, sendo 23 em Piracuruca e 21 em Ilha Grande. “Além desse objetivo de criar esse elo de ligação entre a comunidade e a Defesa Civil, na formação a gente prioriza muito informações e que desperte na comunidade a percepção de riscos. É para tornar as comunidades mais resilientes e mais seguras”, explica a profissional.
“Nesse Núcleo, através dos pluviômetros, os moradores vão coletar as informações, registrar e enviar esses dados para a Defesa Civil. As comunidades foram bem receptivas, foram atentas às informações e demonstraram proatividade à nossa proposta”, explica a profissional”, acrescenta a assistente social da Defesa Civil.
As formações seguem até o dia 9 de dezembro, passando por São João da Fronteira, Palmeirais e Luzilândia.
