
Após inauguração da nova sala de densitometria óssea, ocorrida na última semana, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), localizado em Salvador, abriu agendamento para a realização do exame, fundamental para o diagnóstico precoce da osteoporose e de outras condições relacionadas à perda de massa óssea.
O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na modalidade presencial, ou das 7h às 16h, online, por meio do WhatsApp (71 9 9692-4807).
Caso o paciente opte por agendar no local, é necessário apresentar Autorização de Procedimentos Ambulatoriais (Apac) original e preenchida, com validade de até 90 dias, contendo assinatura e carimbo do médico solicitante, além de original e cópia do Cartão do SUS, da carteira de identidade, CPF e do comprovante de residência.
No caso do agendamento online, é preciso enviar previamente fotos de todos os documentos requeridos pelo WhatsApp e apresentar cópias e originais, no momento do exame.
Viabilizado por investimento de cerca de R$ 470 mil do Governo do Estado, o novo aparelho de densitometria óssea do Creasi tem previsão de realizar até 6.720 exames por ano. O equipamento permite a detecção precoce de perdas ósseas e osteoporose, contribuindo para a prevenção de quedas e a manutenção da autonomia dos pacientes.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca que a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com o cuidado integral da população idosa. “Com o novo equipamento, garantimos mais precisão diagnóstica, mais agilidade no atendimento e maior capacidade de prevenção da osteoporose e de outras doenças que impactam diretamente a qualidade de vida. É mais um passo para assegurar um cuidado integral e humanizado aos nossos pacientes”, pontuou.
O Creasi é um serviço docente-assistencial de média e alta complexidade vinculado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Atualmente, cerca de 30 mil pacientes estão matriculados na unidade, que oferece atendimento especializado em geriatria e gerontologia pelo SUS.
Fonte: Ascom/Sesab